Manifestantes que protestavam contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL), no início da noite dessa terça-feira (5), na praça Afonso Arinos, região Centro-sul de Belo Horizonte se irritaram com a retirada de uma placa em homenagem a vereadora carioca, Marielle Franco, assassinada em março de 2018.

A placa que trazia os dizeres “rua Marielle Franco”, no mesmo formato de uma placa de endereços comum da cidade, foi afixada por meio de uma corda de nylon abaixo da placa de identificação da praça Afonso Arinos. 

Durante a afixação da placa, os manifestantes foram abordados por agentes da BHTrans e policiais militares que solicitaram a retirada do objeto. “Nós não estamos depredando o patrimônio público, estamos fazendo uma homenagem à vereadora que foi assassinada e, até hoje ninguém sabe quem mandou matá-la”, afirmou um manifestante que não quis se identificar. 

Veja mais vídeos e fotos:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

PLACA MARIELLE EM BH - Manifestantes que protestavam contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL), no início da noite dessa terça-feira (5), na praça Afonso Arinos, região Centro-sul de Belo Horizonte se irritaram com a retirada de uma placa em homenagem a vereadora carioca, Marielle Franco, assassinada em março de 2018. A placa que trazia os dizeres “rua Marielle Franco”, no mesmo formato de uma placa de endereços comum da cidade, foi afixada por meio de uma corda de nylon abaixo da placa de identificação da praça Afonso Arinos. Leia a matéria completa no link da bio. Fotos e vídeo: Ramon Bitencourt/O TEMPO (@ #mariellefranco #bh #placa

Uma publicação compartilhada por InstaTEMPO (@otempo) em

A ativista Roberta Oliveira, 64, ajudou a afixar as placas. Segundo ela, elas foram confeccionadas por uma amiga que ficou indignada com a falta falta de responsabilização de culpados pelo assassinato de Marielle Franco. “Estão tentando achar o assassino, estão chegando perto, mas não conseguem achar ele. A indignação foi tanta que uma amiga, por conta própria, resolveu fazer as placas, gastou uma grana e resolveu fazer ativismo pela cidade”, explicou. 

No local, a BHTrans justificou que o ato de afixar placas semelhantes a de identificação de endereço fere o código de posturas do município. “Esse tipo de placa vai estar adulterando o endereço da praça. Como não foi previamente combinado e teria que ser com o código de posturas da Prefeitura, a Polícia Militar, BHTrans e a Guarda Municipal está aqui apenas para fiscalizar e controlar. Não podemos autorizar esse tipo de situação”, explicou o agente da BHTrans, Jader Sousa. 

Video

Nessa segunda-feira (4), um vídeo em que uma senhora estaria afixando a mesma placa em homenagem à vereador Marielle Franco, em placas de identificação de endereços circulou pelo WhatsApp. Na gravação, o homem que filma mostra a senhora caminhando em direção  a um carro, em posse das placas. Ao perceber que estava sendo filmada, a idosa profere xingamentos ao autor do vídeo.