Telion

Máquina faz aluno se sentir protagonista  

<br/>


Publicado em 21 de junho de 2015 | 03:00
 
 
 
normal

Para que as mudanças que aliam novas metodologias e tecnologias no ensino superior saiam do papel, alunos, professores e universidades precisam abraçar a ideia. Um exemplo bem-sucedido de inovação é a chamada telion, espécie de computador-TV desenvolvido pela universidade Estácio que alia, em um só equipamento, diversos usos, como acesso a internet e material didático, possibilidade de escrita em lousa, exibição de vídeos e games, além de servir como interface de compartilhamento de dados e canal de comunicação da instituição com as turmas.

“Antes, o professor mostrava um slide estático; agora ele pode dar zoom e marcar o que deseja destacar. A tecnologia também sincroniza com qualquer dispositivo móvel do aluno em tempo real, permitindo que o estudante veja detalhes de perto e compartilhe conteúdos com a turma”, explica a diretora de Inovação da Estácio, Lindália Reis. A diretora ressalta que, como o aluno passa a se sentir protagonista do desenvolvimento, a conectividade e a interatividade contribuem para a aprendizagem.

A aula tornou-se mais atrativa para quem usa a tecnologia. “É mais fácil acompanhar o conteúdo na mão, e a tela nos ajuda a expor o que pensamos e a trocar conhecimentos. Não fica aquela coisa monótona”, diz a estudante paulista Laura Belén Gimenez Cabral, 25, do segundo período do curso de direito.

Cem equipamentos operam em Rio de Janeiro e São Paulo. A intenção da Estácio é expandir a tecnologia para as 5.000 salas da instituição no país. (LM)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!