SURTO

Metade de idosos de asilo em Itabira está infectado com Covid-19

Dos 50 moradores do local 25 estão com a doença, três deles estão internados sem complicações, primeiro caso foi identificado no dia 6 de janeiro

Por Felipe Castanheira
Publicado em 18 de janeiro de 2021 | 17:58
 
 
 
normal

Metade dos idosos do Lar de Ozanam de Itabira, na região central de Minas, testaram positivo para Covid-19. Dos 50 idosos do lar, três estão internados com quadro estável e sem risco, outros 22 estão isolados dentro da instituição, para evitar novos contágios.

A situação fez com que fosse montada uma ala especificamente para isolar os infectados com coronavírus. A informação foi dada nesta segunda-feira (18), por meio de um comunicado da entidade.

De acordo com a instituição, todos os hospedados  estão sendo medicados e monitorados de acordo com o protocolo de segurança contra o vírus. Os familiares de todos os diagnosticados com a doença foram informados da situação pela assistente social do Lar de Ozanam.

O primeiro caso foi identificado no dia 6 de janeiro e o número de infectados subiu rapidamente, no dia 16 já eram 25 casos registrados, situação que configura como surto.

Dos 51 funcionários do local, cinco estão afastados em função da doença e outros dois estão sob suspeita e também não estão trabalhando.


O presidente do Lar de Ozanam de Itabira, João Pereira Neto , entende que essa situação mostra a importância da vacinação prioritária para quem está em asilo. "É de suma importância que os lares de idosos tenham prioridade na vacinação contra a Covid-19. São pessoas mais frágeis, com idade avançada e a maioria sofre de alguma comorbidade. E eles vivem juntos, moram na mesma casa e muitos lares abrigam dezenas de pessoas, o que facilita o contágio", afirmou.


Itabira tem 6.633 casos confirmados da doença e 50 óbitos, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) desta segunda-feira.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!