O Fundo Estadual de Saúde (FES) de Minas Gerais vai receber uma injeção de R$ 33 milhões para auxiliar nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus. A liberação foi publicada no Diário Oficial do Estado e a verba vem dos Recursos Diretamente Arrecadados da Loteria do Estado de Minas Gerais (LEMG).

O FES é o principal responsável pelo Programa de Enfrentamento dos Efeitos da Pandemia de Covid-19, que foi criado em abril deste ano e tem como missão trabalhar nas ações de enfrentamento à situação de emergência em saúde, oferecendo suporte direto aos serviços de assistência. 

Já a LEMG, responsável por gerir jogos lotéricos no Estado, como o Keno Minas, o Mult Plix, Toto Lot e Raspa Minas, tem em sua lista de finalidades a geração e destinação de recursos que promovam o bem-estar social, incluindo programas na área da saúde. Entre janeiro e maio, a LEMG arrecadou cerca de R$ 345,5 mil, segundo o portal da transparência do Estado.

Questionado, o governo de Minas ainda não respondeu se existem ações específicas para as quais o recurso será destinado.