Alívio

MG: Momento crítico de abastecimento do kit intubação já passou, diz secretário

Segundo secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, insumos têm chegado e, em breve, será possível criar um estoque de segurança

Por Da Redação
Publicado em 20 de abril de 2021 | 09:13
 
 
 
normal

O secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, avaliou, em entrevista ao quadro Café com Política, da Rádio Super 91.7 FM, na manhã desta terça-feira (20) que o pior momento de desabastecimento do chamado kit intubação, que reúne medicamentos sedativos e cicatrizantes para os internados graves de Covid-19, já passou. 

"O Estado vem se planejando. Nesta semana, chegam mais kits de intubação, na semana que vem também. A expectativa é que o momento mais crítico desse (desabastecimento) insumo já passou, e estamos agora recuperando os estoques para garantir a segurança assistencial", comentou.

Confira a entrevista do secretário ao quadro Café com Política na íntegra:

Segundo Baccheretti, o governo de Minas Gerais tenta negociar diretamente com fornecedores. "Desde sempre, o grande problema do kit intubação foi a requisição administrativa por parte do governo federal. Quando o Ministério da Saúde foi até os fornecedores tradicionais, que têm contrato com o Estado e com os prestadores de serviço (hospitais), essas unidades pararam de receber o medicamento. Mas buscamos outros fornecedores e estamos recebendo (os insumos). Estamos conseguindo fazer compras unilaterais. A função de comprar o medicamento é do hospital, mas o Estado vem ajudando porque a gente percebeu uma grande dificuldade na aquisição desses medicamentos neste momento", ponderou.

Ele também citou que o governo federal está tentando fazer compras fora do Brasil, junto com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). "Há uma expectativa, para daqui a duas semanas, que chegue uma grande compra do governo federal que será distribuída aos Estados para dar uma regulada no mercado. Com isso, acreditamos que vá fornecer de um a   dois meses de medicamentos e vamos poder fazer um 'colchão'(de estoque) para outro momento de maior demanda se ele vir acontecer", argumentou. 

Veja o momento em que o secretário de Saúde de Minas Gerais fala sobre o kit intubação

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!