Quem passar pela porta do Hospital de Pronto Socorro João XXIII, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (27), Dia de Nacional de Órgãos e Tecidos, vai se deparar com uma campanha do MG Transplantes para a doação.

No local são distribuídos folhetos com explicações, além de atrações, como as bandas da Polícia Militar e Guarda Municipal.

Neste ano, 1.398 transplantes foram realizados em Minas Gerais. No entanto, 3.834 pessoas ainda estão na fila de espera. 

"Hoje é um dia muito importante. É uma forma de homenagear todas as famílias que permitiram a doação de órgãos. E também de conscientização, quem tem interesse em doar precisa conversar com os familiares e falar desse desejo. Hoje, a maior fila que nós temos é de pacientes que aguardam o transplante renal e, em seguida, os pacientes de córneas. Tem pacientes que aguardam há anos", explico a coordenadora do Núcleo Técnico de Fígado do MG Transplantes, Sílvia Zenóbio.

Ainda segundo ela é possível doar órgãos em vida, como os transplantes renais e os transplantes de fígado.

Das 15h às 18h, a ação também vai ocorrer na praça da Estação, com distribuição de folhetos, apresentações musicais e as presenças dos mascotes do Cruzeiro e Atlético.