24 de fevereiro

MG vai mobilizar mais de 160 cidades para eliminar focos do mosquito da dengue

A ação também vai orientar a população e os profissionais da saúde sobre os sintomas das doenças

Por Raíssa Oliveira e Rayllan Oliveira
Publicado em 16 de fevereiro de 2024 | 12:24
 
 
 
normal

Minas Gerais vai realizar o Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, da chikungunya e da zika, no dia 24 de fevereiro. A ação também vai orientar a população e os profissionais da saúde sobre os sintomas das doenças. O movimento já foi aderido por 160 dos 853 municípios mineiros. A informação foi divulgada pelo secretário de Saúde do estado, Fábio Baccheretti, durante a manhã desta sexta-feira (16 de fevereiro).

"Nossa equipe vai capacitar e sensibilizar os profissionais de saúde sobre a necessidade dos cuidados e atenção aos sinais do choque hemorrágico. Muita gente acha que o sinal é o sangramento externo, mas temos uma ação interna no corpo que também precisa ser observada. Teremos também mutirões. A ideia é sensibilizar profissionais de saúde e população sobre os cuidados com a doença", detalhou o secretário.

Conforme divulgado, a ideia é que as cidades realizem, de forma simultânea, mutirões comunitários para eliminar os focos do vetor. Também estão planejadas ações de mobilização para orientar e conscientizar a população sobre a necessidade de manter ambientes dentro das casas limpos, sem locais suscetíveis a proliferação do mosquito.

"Todo o nosso esforço é para não termos perdas de vidas evitáveis. Hoje, apesar da alta incidência de casos, a letalidade é menor. Três vezes menor, inclusive, que a média de 2023. Isso é fruto desse tipo de capacitação dos profissionais de saúde que temos feito", acrescentou o secretário.

Minas decretou situação de emergência em janeiro por causa da alta incidência das arboviroses. Conforme o painel de monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), são 18 mortes provocadas pela dengue e 67.592 casos confirmados da doença. Outros 194.801 casos e 105 óbitos estão em investigação. 

O levantamento mostra também que 15.727 casos de chikungunya foram confirmados. O estado investiga 16 óbitos e 23.628 casos da doença. Minas tem ainda um caso confirmado de zika e outros 22 prováveis.

Vacinação

Minas Gerais deve iniciar a aplicação da vacina contra a dengue em março. As primeiras doses serão para imunizar crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, residentes nas cidades de maior incidência das arboviroses.

A aplicação deve contemplar 22 municípios da Grande BH e do Vale do Aço. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (16) pelo secretário Fábio Baccheretti, que prevê que o estado tenha doses suficientes no próximo mês.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!