Levantamento

Minas arde em chamas: Estado registra mais de 19 mil ocorrências de incêndio

Segundo o Corpo de Bombeiros, os principais focos são em áreas de preservação; corporação conta com a mobilização de todo o efetivo e ajuda de brigadistas

Por Alice Brito
Publicado em 16 de setembro de 2021 | 15:58
 
 
 
normal

As matas de Minas ardem em chamas. O longo período de estiagem vivido pelos mineiros neste ano, coloca o Estado em alerta – Minas já soma mais de 19 mil ocorrências de incêndio. O número já se aproxima dos registros do ano anterior - cerca de 20 mil.

Nos primeiros 15 dias deste mês, o Corpo de Bombeiros atendeu ocorrências de 2.099 incêndios florestais – média de 140 por dia. Somente em Belo Horizonte,foram contabilizadas 269 ocorrências. Nesta quarta-feira, uma mata no bairro Borba Gato, em Sabará, na região metropolitana de BH, começou a ser consumida pelo fogo. De acordo com a corporação, esse é um dos incêndios mais arriscados da região metropolitana.

A área fica nas proximidades de uma empresa de explosivos, o que preocupa os bombeiros que atuam no local.  Pela manhã, os militares informaram que  chamas foram controladas, mas ainda não foram totalmente combatidas. Por volta de 19h, a assesoria de imprensa do Corpo de Bombeiros informou que o risco para a empresa de explosivos e residências no entorno foi controlado, mas que militares ainda fariam um monitoramento da região ainda pela noite.

A reportagem de O TEMPO esteve na região nesta quinta-feira(16). O bairro amanheceu tomado por uma fumaça cinza, e do céu caíam  fuligens em abundância. De acordo com moradores da localidade, desde das 17h, de quarta-feira, o fogo sem dar trégua toma conta da mata que rodeia a região. 

 Da sacada de casa o vendedor de carros aposentado Valter da Silva, de 63 anos,assiste o fogo transformar o verde em cinzas. Da casa dele dá para ouvir os estalos da madeira que não para de queimar."Fico com muita dó de ver o meu recanto verde virar cinzas. A fumaça e a fuligem está dominando tudo. Quase não dormi de medo do fogo se aproximar ainda mais da minha propriedade", disse Silva. 


Já o vendedor Jairo Barbosa, de 56 anos, não conseguiu dormir. Durante a madrugada ele monitorou a força das labaredas que ele vê da varanda de casa. "Não preguei os olhos nesta noite. Fiquei acordado vendo o fogo arrasar com toda a mata. Fiquei com medo do fogo se aproximar da minha casa, então não dormi. É angustiante ficar com medo e ao mesmo tempo é entristecedor ver a nossa mata se acabar", desabafou Barbosa. 


Corpo de Bombeiros

De acordo com o porta - voz do Corpo de Bombeiros, o Tenente Pedro Aihara, o incêndio em Sabará possui vários focos simultâneos. No entanto, está sendo combatido. "Em Minas Gerais esse tipo de incêndio que possui diversos focos ao mesmo tempo são comuns. A maioria dos incêndios são em áreas abertas de matas, por isso, o vento faz com que fagulhas sejam levadas e ocorra um incêndio. O combate simultâneo torna o trabalho ainda mais difícil. Entretanto, contamos com o auxílio de cinco viaturas e continuamos com o monitoramente da área, que possui em suas proximidades um paiol de fabricação de explosivos.  

Alerta

Quem mora nas proximidades de matas e perceber que a àrea está pegando fogo é necessário acionar o corpo de Bombeiros. "Caso as chamas estiverem se aproximando das residências, os moradores  devem sair imediatamente e se direcionarem a um lugar seguro, até que os bombeiros realizem os trabalhos de combate", frisou o porta-voz dos bombeiros. 

Parceria

O Corpo de bombeiros conta com o auxílio de todo o efetivo, incluindo as equipes administrativas, brigadistas, com Insituto Estadual de Florestas (IEF),e as  polícias Militar e Civil - que tem o objetivo de punir os incendiários. "Com essa parceria conseguimos mais contingente e mais equipamentos, como aviões de lançamento de àgua ", disse o Tentente Aihara. 

Impactos ambientais

 De acordo com o Corpo de Bombeiros, com as queimadas os animais silvestres são os primeiros a sentir os danos. Muitos deles procuram refúgio nas residências. A corporação orienta que as pessoas acionem os bombeiros para que seja prestado de forma devida os cuidados necessários que o animal  precisa, para que ele seja reinserido ao meio ambiente.  

 Já a Superintendência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis -  Ibama, em Belo Horizonte, disse que os animais vítimas de queimadas são encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do próprio órgão, que é administrado em conjunto com o IEF.  "Há relato da entrada de apenas um gambá com patas queimadas neste ano", finalizou a nota. 

o Grupo de Resgate do Centro Universitário Uni-BH, realiza o trabalho de cuidados e reinserção  na antureza de animais vítimas de queimadas. Para acionar a equipe compostas por profissionais de saúde basta ligar: 31 9 8437-6017. A equipe realiza o trabalho de resgate 24h, de domingo à domingo.

"Somente nesta semana resgatamos oito filhotes de periquitos, um tucano e um mico, todo vítimas de incêndios", contabilizou um dos participantes do projeto, o professor de veterinária, Aldair Júnior. 

As chuvas vão demorar, diz especialista

Segundo o meteorologista do Clima Tempo, Ruibran dos Reis, o período de estiagem tende  ir até setembro. No entanto, neste ano, o esperado é que o período de chuvas significativas chegue somente em novembro. “É bom lembrar que as chuvas significativas responsáveis em molhar o solo e chegar até o lençol freático estão previstas para novembro na capital mineira e em algumas regiões. No norte, nordeste e leste de Minas, as chuvas significativas estão previstas somente para dezembro”, detalhou.  

Crime

O incêndio florestal é crime ambiental previsto no Artigo 41 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e está sujeito a pena de reclusão de dois anos a quatro anos, e multa. Segundo o tenente Aihara, grande parte dos incêndios florestais - em torno 98%, decorrem de causa humana. 

Denuncie

Em caso de queimadas, basta entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou com a Polícia Civil, pelo 181.

(Matéria atualizada às 22h01.)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!