O programa Minas Consciente, que setoriza as atividades econômicas em quatro "ondas” a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, vai alcançar a adesão de 50 municípios mineiros até o final desta sexta-feira (22), o que corresponde a 5,8% do total de cidades do Estado.
De acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, o número de cidades que participam do programa cresce de 5% a 10% por dia, e o Minas Consciente atinge hoje 1,6 milhão de habitantes.
"O objetivo ainda é salvar vidas, o programa funciona em plena harmonia entre desenvolvimento econômico e saúde", afirmou Passalio, lembrando que, nesta semana, as macrorregiões de Saúde Norte e Centro-Sul, que abrangem 137 municípios, evoluíram da onda verde para a onda branca do Minas Consciente.
Desta forma, essas cidades poderão retomar atividades econômicas de baixo risco, como o comércio de produtos agrícolas, floriculturas e autoescolas. As regiões Centro, Leste-Sul e Noroeste também estão na onda branca.
"A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico está à disposição para tirar dúvidas de todos os empresários e cidadãos sobre o programa. Estamos atendendo vários prefeitos querendo entender e saber como funciona, esse diálogo é muito importante", disse Passalio.
O Minas Consciente classifica as atividades na onda verde (serviços essenciais), na onda branca (baixo risco), na onda amarela (médio risco) e na onda vermelha (alto risco). Elas são liberadas de forma progressiva, conforme os indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.
Segundo ele, a maior vantagem da adesão ao programa para os municípios é a segurança na tomada das decisões. "Vários prefeitos já estão com municípios com o comércio funcionando, só que existe, em muitos casos, grande fragilidade, porque alguns não possuem protocolos corretos para o funcionamento. Com o Minas Consciente, ele vai ter tranquilidade de contar com todo um aparato de inteligência", pontuou.
Entre as cidades que aderiram ao Minas Consciente, estão Curvelo, Itabirito, Nova Lima, Juiz de Fora, Muriaé e Patos de Minas.