Decisão

Minas deve desobrigar o uso de máscaras em locais fechados a partir de maio

Independentemente da meta e se tendência de queda de casos de Covid continuar, ocorrerá a liberação do uso de equipamento

Por Laura Maria
Publicado em 01 de abril de 2022 | 11:33
 
 
 
normal

O uso de máscaras de proteção à Covid-19 deve deixar de ser obrigatório em locais fechados em Minas Gerais a partir de 1º de maio. A decisão foi anunciada pelo secretário de saúde do Estado, Fábio Baccheretti, durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (1º). 

Até então, o uso do equipamento de proteção contra o coronavírus para locais com menor circulação de ar estava restrito para cidades que já tinham atingido 80% da cobertura vacinal para as duas doses e 70% para a terceira.  Agora, independentemente da meta de vacinação e se tendência de queda de casos de Covid continuar, ocorrerá a liberação do uso de equipamento.

"Que esse mês de abril, todos os pais levem seus filhos para tomar a segunda dose contra a Covid. Com a queda de casos, aumento da vacinação, pode iniciar maio com a normalização da nossa vida. Vamos continuar vacinando, mas podemos tentar virar de vez essa página da pandemia", disseo secretário.

De acordo com o secretário, a decisão foi tomada tendo em vista os indicadores da doença no Estado. Nas últimas 24 horas, foram registradas 29 mortes no Estado.

Procurada, a Prefeitura de BH informou que mantém as regras como estão no momento: permissão para andar sem máscara em ambientes abertos, e obrigatoriedade nos fechados.

Apesar disso, o Executivo municipal esclareceu que acompanha os dados da pandemia e que "as normas são constantemente avaliadas". 

Em Belo Horizonte, no mesmo intervalo, todos os três indicadores da Covid-19 em Belo Horizonte registraram queda. No período, a ocupação das enfermarias caiu de 23,9% para 22.6%. A situação das UTIs também está sob controle. Na quinta-feira (31), 24,3% das vagas estão preenchidas - no dia anterior eram 27,9%. 

Vale destacar, no entanto, que a decisão de liberação ou não das máscaras cabe a cada município. O Estado apenas faz a recomendação.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!