Saúde

Minas Gerais confirma quatro mortes por gripe em 2019; duas são em BH

Campanha de vacinação contra o vírus acontece até o dia 31 de maio em mais de quatro mil postos espalhados pelo Estado

Por Lara Alves
Publicado em 24 de maio de 2019 | 14:12
 
 
 
normal

De uma semana para a outra, saltou de dois para quatro o número de óbitos confirmados por gripe tipo Influenza A, em Minas Gerais. Até esta sexta-feira (24), duas pessoas perderam a vida para a doença em Belo Horizonte, uma em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e outra em Andrelândia, no Campo das Vertentes. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Em 2019, já foram notificados 1.105 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em que os pacientes precisaram ser hospitalizados para tratamento, fora os 651 casos de síndrome gripal. Dos primeiros, 204 casos foram confirmados e, 56 destes eram de Influenza A. 

A Secretaria também informou que, dos casos notificados de SRAG, 101 pessoas morreram. Destes óbitos, 15 tiveram associação a vírus respiratórios. 

Vacinação

Apesar do aumento nos casos de gripe e síndromes respiratórias, muitos mineiros não têm procurado a vacina nos postos de saúde. Na semana passada, 2,3 milhões de pessoas do público elegível ainda precisavam ser vacinadas para atingir a meta de 90%. 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza acontece em cerca de quatro mil postos até o dia 31 de maio. De acordo com a Secretaria, crianças e gestantes são os públicos que menos procuram a vacina e, a cobertura atual nesses grupos, ainda é de 60%. 

A alta rotatividade do vírus é o que preocupa agentes da saúde, uma vez que pessoas que se vacinaram em anos anteriores podem acabar evitando a imunização desta vez. 

“A vacinação é fundamental como estratégia de prevenção contra a gripe. E mesmo quem se vacinou no ano passado, deve se vacinar neste ano. Isso porque o vírus Influenza muda constantemente e requer uma reformulação da vacina a cada ano. Ou seja, as vacinas que foram distribuídas na campanha de 2018 não são as mesmas de 2019”, informou Josianne Dias Gusmão, coordenadora Estadual de Imunizações. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!