Surto

Minas Gerais já registrou mais de 66 mil casos de dengue só em 2019

A Secretaria de Estado de Saúde investiga ainda 27 óbitos que teriam sido causados pela doença

Por Lara Alves
Publicado em 26 de março de 2019 | 17:31
 
 
 
normal

Apesar do pouco tempo passado desde o início do ano, Minas Gerais já registrou 66.629 casos prováveis de dengue apenas em 2019. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e é referente tanto aos casos confirmados, quanto aqueles que ainda estão em estado de suspeição. O último dado foi divulgado nesta segunda-feira (25) pelo órgão que publica semanalmente um boletim epidemiológico de monitoramento, em que são registrados os casos de dengue, chikungunya e zika vírus. 

Além dos casos suspeitos, a Secretaria já havia confirmado a morte de seis pessoas por dengue nos municípios de Arcos, Betim, Passos, Uberlândia e Unaí. Fora essas mortes, outros 27 óbitos estão sendo investigados para determinar se foram ou não causados pela enfermidade. 

Em nota divulgada à imprensa, a SES esclareceu que é comum o elevado número de casos no começo do ano. "Um registro maior de casos é esperado para este período (meses quentes e chuvosos) devido à sazonalidade da doença", afirmou.

Febre chikungunya e zika vírus

Fora a situação de alerta diante do número de casos de dengue em Minas Gerais, a Secretaria também comunicou que o Estado também está atento às outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Em relação à Febre Chikungunya, Minas Gerais registrou 869 casos prováveis da doença neste ano. Se comparado com o número de casos registrados no mesmo período dos anos anteriores, é possível considerar que a incidência está baixa em 2019. Até março de 2018 foram registrados 4.255 casos no Estado e, em 2017, 9.834. 

Quanto o zika vírus, os números também não preocupam, uma vez que o órgão registrou apenas 262 casos prováveis da enfermidade em 2019, sendo dez deles contabilizados em Belo Horizonte. Em 2018, em todo o Estado, foram 168 casos ao longo de todo o ano e, em 2017, 718 pessoas infectadas pelo vírus.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!