ALMG

Moradores de Barão de Cocais reclamam de pânico constante em audiência

A barragem Sul Superior, da Vale, que fica na cidade, teve o nível de emergência elevado para 3, na semana passada

Por Rafaela Mansur
Publicado em 29 de março de 2019 | 17:24
 
 
 
normal

Moradores de Barão de Cocais, na região Central de Minas, reclamaram nesta sexta-feira (29) em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais estarem vivendo em pânico constante. A barragem Sul Superior, da mina de Gongo Soco, da Vale, que fica na cidade, teve o nível de emergência elevado para 3, na semana passada. Moradores de outras cidades com barragens em risco, como Ouro Preto e Nova Lima, também participaram do debate.

O representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Pablo Dias, listou reivindicações dos atingidos, como a reparação integral dos danos, a possibilidade de as pessoas deixarem suas casas nas áreas de risco e a informação completa sobre a situação das estruturas.

O promotor de Justiça de Barão de Cocais, Cláudio Daniel Fonseca de Almeida, diz que as informações que chegam aos moradores sobre a situação das barragens ainda "são muito truncadas". "Não existe canal de comunicação direta para chegar informação cristalina", pontua.

Segundo ele, o Ministério Público de Minas Gerais tem cobrado da empresa a comprovação, por meio de auditoria externa e independente, a garantia de estabilidade da barragem. "A minha satisfação somente vai existir com a total segurança e o descomissionamento da barragem".

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!