Cidade Industrial

Moradores de Contagem protocolam ação no MP contra poluição do ar

Ação coletiva foi protocolada na 5ª Promotoria do Ministério Público (MP) pedindo providência em relação à fumaça de empresas que afeta saúde das pessoas

Por Pedro Ferreira
Publicado em 25 de abril de 2019 | 17:12
 
 
 
normal

Cerca de 200 moradores de um condomínio no bairro JK, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, protocolaram uma ação coletiva na 5ª Promotoria de Justiça do município pedindo providência em relação à poluição do ar que está afetando a saúde de quem mora na região. As colunas de fumaça de uma empresa podem ser vistas de vários pontos da Cidade Industrial.

Os moradores querem cobrar da Prefeitura de Contagem mais fiscalização nas empresas poluentes. Também querem esclarecimentos sobre os tipos de resíduos lançados na atmosfera. O problema chamou a atenção dos vereadores da cidade, que pretendem discutir o assunto em uma audiência pública.

“A gente tem esperança que o problema seja resolvido. É uma irresponsabilidade do poder público municipal. Se o nosso bairro, no Plano Diretor do município, é uma área inapropriada para construção de um imóvel habitacional, e o município fez todo um movimento para tornar a área residencial, ao redor de várias empresas com alto índice de poluição sonora e atmosférica, ele agora vai ter que colocar condicionantes para essas empresas”, reagiu uma moradora, que pediu para não ser identificada.

“O município tem que exigir filtros nas chaminés dessas empresas. Vários empreendimentos residenciais são previstos para o bairro, para cerca de 6,8 mil pessoas”, disse ela.

Desde que se mudou, há oito meses, para o edifício Sublime, na avenida Marechal Castelo Branco, o engenheiro de produção civil Marcelo Luiz Teixeira, 44, não dorme direito por causa das crises de tosse da filha, de 1 ano e 7 meses.

“Antes, ela não tinha nada. Depois que viemos para cá, já estivemos no hospital várias vezes, e ela precisa fazer uso constante de bombinha com medicamentos”, relata o morador. Para ele, não há dúvidas de que a alergia da filha é resultado das nuvens de fumaça lançadas no ar pelas indústrias do entorno.

Moradores também reclamam da poeira escura que se acumula em móveis e nos pisos das casas.

Resposta

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Contagem informou que tem tomado medidas em relação aos impactos ambientais na Cidade Industrial.

Segundo a Prefeitura de Contagem, medições de emissões de poluentes são feitas periodicamente pelos órgãos ambientais da secretaria municipal e também pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com acompanhamento da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam).

“Em Contagem, as indústrias operam dentro dos distritos industriais, que são devidamente preparados para essa operação. Todas as indústrias são fiscalizadas continuamente e elaboram relatórios de emissões de poluentes periodicamente, que são encaminhados aos órgãos de fiscalização”, informou o município, por meio de nota.

Veículos

De acordo com a Prefeitura de Contagem, os maiores índices de geração de poluentes na cidade estão relacionados ao tráfego de veículos.

Na Cidade Industrial, segundo a prefeitura, são 880 empresas, sendo 173 indústrias, 430 de comércio e 277 de serviços. “Em 2017, a Prefeitura de Contagem emitiu 1.664 Autos de Infrações e Autos de Fiscalizações, e 1.640 em 2018. Os dados de 2019 ainda não estão fechados, pois isso é feito semestralmente, mas a efetividade da fiscalização tem se mantido regular nos últimos anos”, informou.(Com Clarisse Souza)

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!