Em BH

Morre Francelino Pereira, ex-governador de Minas Gerais

Francelino governou durante o regime militar entre 1979 e 1983. Ele também foi senador por Minas Gerais entre 1995 e 2003

Por Fransciny Alves
Publicado em 21 de dezembro de 2017 | 11:46
 
 
 
normal

O ex-governador de Minas Gerais Francelino Pereira morreu, na manhã desta quinta-feira (21), aos 96 anos, por causas naturais. Ele faleceu no hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, onde estava internado há uma semana. O velório ocorre até as 19h30, no Palácio da Liberdade, na região Centro-Sul da capital mineira. A cremação vai ser realizada durante uma cerimônia reservada aos familiares.

Nos últimos anos de vida, segundo familiares, Francelino vivia recluso em um apartamento no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte. Com o passar dos anos, ele apresentou perda de memória, de visão e de audição. Ele deixa a mulher, Latife Haddad Pereira dos Santos, mais conhecida como Dona Latife, e três filhos.

Trajetória

Filho de lavradores e criadores de reses e caprinos, Francelino nasceu em 2 de julho de 1921, na zona rural de Angical, cidade do Piauí. Ele mudou-se para a capital mineira aos 23 anos, onde formou-se em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ele iniciou o exercício da advocacia no Fórum Lafayette e depois tornou-se redator político da rádio Inconfidência, emissora oficial do governo mineiro.

O seu primeiro cargo político foi como vereador de Belo Horizonte. Ele foi eleito pela União Democrática Nacional (UDN) e cumpriu o mandato entre os anos de 1951 e 1954. Depois, elegeu-se deputado federal por Minas e cumpriu quatro mandatos consecutivos (1963-1979).

Durante o regime militar, assumiu o governo estadual pelo partido Arena após eleições indiretas. Francelino comandou o Estado entre os anos de 1979 e 1983. Em 1990 assumiu a presidência do Diretório Regional do PFL em Minas Gerais e quatro anos depois foi eleito senador para o mandato de 1995 a 2003.

Após a conclusão de seu mandato, passou a integrar o Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a presidir de forma honorária a Comissão Especial de Estudos do Centro Cultural da Praça da Liberdade. Atualmente, ocupava a cadeira n° 25 da Academia Mineira de Letras.

Luto

O atual governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), lamentou a morte de Francelino Pereira e decretou luto oficial de três dias, a partir desta quinta-feira, em todo o Estado. "Manifesto o pesar pelo falecimento do ex-governador de Minas Gerais, Francelino Pereira, homem púbico que pautou sua trajetória de forma íntegra, cumprindo importante papel na redemocratização do Brasil. Como governador, senador e deputado federal sempre defendeu os interesses do nosso estado. Presto minha solidariedade aos familiares e amigos. Em sinal de pesar, está decretado luto oficial de três dias, em todo o território mineiro, a partir da data de hoje", declarou por meio de nota.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!