A rede Unimed-BH, que engloba hospitais próprios e credenciados na capital mineira, divulgou um boletim que indica que o número de mortes e internações por Covid-19 recuou. Só em relação ao número de óbitos, houve uma queda de mais da metade dos registros em 15 dias (56%). Na 13ª semana epidemiológica, foram 116 mortes - maior valor computado pela rede credenciada Unimed-BH em sete dias. Na 14ª, o número caiu para 99 e, nesta última semana epidemiológica (entre 11 e 17 de abril), o registro foi de 51 mortes. O número, porém, ainda é alto se comparado a semanas do início de 2021 - quando, em média, eram 30 mortes por semana. 

Segundo os dados, a rede contava, na semana passada, com 641 internações de pacientes confirmados com o novo coronavírus - o maior número desde o início da pandemia foi registrado há duas semanas, chegando a 828.

Tendência de recuo
Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (19), autoridades da prefeitura de Belo Horizonte, incluindo o secretário de saúde municipal, Jackson Machado, avaliaram que a tendência é que os números de óbitos e casos de Covid-19 sigam recuando na capital mineira. Segundo boletim da PBH, na segunda-feira, a ocupação de leitos de UTI caiu para 81,1% (era 86,9% na última sexta-feira), enquanto a das enfermarias reduziu de 63,5% para 58,9%. Em razão disso, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, anunciou a permissão para a reabertura de parte do comércio não essecial.