Três homens foram detidos pela Guarda Municipal de Belo Horizonte na madrugada desta terça-feira (24) na Praça do Papa, no bairro Mangabeiras, na região Centro-Sul da capital, suspeitos de mobilizarem um grupo de pessoas nas redes sociais com o intuito de praticar um “lombrão de Natal”, evento que promoveria a circulação de motociclistas para cometerem infrações de trânsito, como andar sem capacete e retrovisor, por exemplo. Ao todo, sete motos foram apreendidas e 20 multas aplicadas.

Os integrantes do grupo saíram de Contagem, na região metropolitana, e de outros bairros da capital, para se encontrarem na Praça do Papa. Eles chegaram a combinar dois pontos de encontro para irem juntos. Uma das publicações nas redes sociais dizia “se não for pra lombrar nem sai de casa”. As ações ilegais começariam após 1h, mas, poucos depois de meia-noite, foram impedidas pelos agentes da guarda, que chegaram ao local. 

Um dos motociclistas tentou fugir no momento da operação, mas foi apreendido em seguida. A moto dele estava com motor adulterado e com a placa dobrada, para evitar identificação. Já o outro detido foi apreendido na avenida Cristiano Machado, após ser abordado no patrulhamento.

Os três homens foram levados para o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran). Dois deles foram liberados. Segundo a Polícia Civil, eles tiverem as ocorrências registradas no mesmo boletim de ocorrência, o que dificultou uma autuação individualizada. Dessa forma, os casos encaminhados para a Delegacia Especializada de Acidentes de Veículos (Deav), onde serão apurados. Um dos suspeitos foi preso em flagrante por estar com o veículo clonado.