Dia Internacional da Mulher

Mulheres fazem ato em BH por igualdade de direitos

Centenas de pessoas se reuniram na área central da capital mineira neste domingo

Por Thaís Mota
Publicado em 08 de março de 2020 | 13:31
 
 
 
normal

Centenas de mulheres saíram às ruas do centro de Belo Horizonte neste domingo (8), quando se celebra o Dia Internacional da Mulher. 

Com pautas pela igualdade de direitos, fim da violência e do preconceito contra a mulher, entre outras, dois atos foram realizados com diferentes pontos de concentração na cidade e culminaram em um ato conjunto na Praça 7, o 8M Unificado. 

“É um dia de luta e afirmação do nosso poder enquanto mulher. E é muito importante essa mulherada toda nas ruas lutando cada vez mais por espaço, por igualdade, por melhores condições de trabalho, por respeito à diversidade”, disse Bernadete Monteiro, da Marcha Mundial das Mulheres - uma das organizações que constroem o 8 de março em BH.

Além da reivindicação por direitos e respeito, os atos também contaram com performances. A professora e atriz, Adrilene Muradas Nunes, protagonizou uma delas ao se vestir com uma malha simulando a nudez e entregando canetas ao público pra que escrevesse em seu corpo. “Tem várias falas sobre o que é ser mulher e eu queria vir pro nosso ato e ver o que as pessoas escreveriam em um corpo nu. No caso eu estou com uma malha porque quero que essa escrita permaneça e se fosse no corpo diretamente eu teria a lembrança apenas pela fotografia e eu sozinha não conseguiria fazer isso”, contou.

Ela disse ainda que surpreendeu com a aproximação e a receptividade das pessoas, principalmente das mulheres. "Estou surpresa com o tanto que as pessoas querem escrever, o tanto que elas querem se manifestar. Eu acho que é uma necessidade crescente". 

Acompanhada da filha de 3 anos, a biomédica Tainã Morena foi pela primeira vez a um ato do dia 8 de março e também se surpreendeu ao ver a união das mulheres. "É a primeira vez que eu venho porque acho que o meu contato com o feminismo veio muito depois do nascimento da minha filha e trouxe ela junto porque é de nova que tem que aprender". 

Ato

O ato unificado do dia 8 de março reuniu duas marchas que aconteceram na Praça Raul Soares, no centro (#8M2020), e outra na Ocupação Pátria Livre, na Pedreira Prado Lopes, na região noroeste da capital (8M Popular). Ambas realizaram passeatas pela cidade até a unificação na Praça 7 e, seguiram em marcha até a Praça da Estação.

Também participaram dos atos baterias de diversos blocos do Carnaval de BH, além de movimentos sociais e organizações sindicais.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!