Recomendação

Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, deve ter plano contra incêndio

Ministério Público Federal deu cinco dias para que a diretoria do museu preste informações sobre acatamento ou não da recomendação

Por Luiz Fernando Motta
Publicado em 05 de outubro de 2018 | 18:54
 
 
 
normal

O Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, região Central de Minas, deverá elaborar e implementar um Plano de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico, segundo recomendação do Ministério Público Federal (MPF).

De acordo com o órgão, o plano deverá ser submetido ao Corpo de Bombeiros e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A diretora do museu tem cinco dias úteis para prestar informações sobre o acatamento ou não da recomendação.

De acordo com o MPF, o recente incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, demonstra como o planejamento de medidas de prevenção são urgentes para a realidade da maioria das instituições no país.

O pedido faz parte de um plano de ações coordenadas, que tem como objeto a concretização do gerenciamento de riscos por instituições federais que detêm importantes acervos.

O pedido veio do MPF em Viçosa, através do procuradores da República Gustavo Oliveira e Zani Cajueiro.

O órgão destaca que os diversos tipos de perigo e agentes de deterioração aos quais os museus estão sujeitos. De acordo com o MPF, o gerenciamento possibilita o melhor uso do orçamento das instituições vinculadas à preservação do patrimônio cultural.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!