Transporte

Obras no metrô em BH fazem usuários gastarem com Uber

Passageiros reclamam da demora dos trens e alegam que foram surpreendidos com o valor do ônibus disponibilizado para integrar o trajeto

Por Guilherme Gurgel
Publicado em 16 de março de 2024 | 14:56
 
 
 
normal

Usuários do metrô em Belo Horizonte ficaram insatisfeitos neste sábado (16), com a baldeação que precisavam fazer para seguir viagem, por conta das obras na estação Vila Oeste. Surpreendidos com o valor da linha de ônibus disponibilizada para fazer o trajeto entre as estações Gameleira e Cidade Industrial e com a demora dos trens, muita gente recorreu a linhas de ônibus convencionais ou a aplicativos de transporte. 

Com a interdição do trecho entre as estações,  a linha de ônibus E019 foi disponibilizada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) para cobrir o trecho. No entanto, os usuários foram surpreendidos ao saberem que teriam que pagar a passagem do ônibus, no valor de R$ 5,30.

O intervalo entre os veículos da linha estava sendo de quase uma hora na tarde deste sábado. Passageiros acabaram optando por pegar outras linhas de ônibus para chegar ao destino ou ainda aplicativos de transporte, como Uber. Foi o caso da estudante Flávia Gontijo, de 25 anos. “Eu tenho um compromisso, não vai dar para ficar esperando esse ônibus. É um gasto inesperado que vou ter”, lamenta. Por volta de meio dia, um Uber de uma estação a outra estava custando em torno de R$ 20. 

O mecânico José Antônio Costa, de 54 anos, ficou esperando pelo ônibus da minha emergencial por 30 minutos, após descer do trem na estação Gameleira. No entanto, acabou optando por pegar outro ônibus que o deixaria na estação Eldorado. “O mínimo seria ter um ônibus gratuito. Uma linha que a gente tem que pagar mais uma passagem e ainda demora não serve de nada”, reclama.

A reportagem procurou a empresa Metrô BH, que até a publicação desse texto não havia se pronunciado sobre as reclamações dos passageiros. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!