Onze pessoas morreram e 17 ficaram feridas em um grave acidente, na BR- 365, na altura do KM 155, em Pirapora, no Norte de Minas Gerais. O acidente aconteceu na madrugada deste domingo (22), por volta de 2h, envolvendo 27 pessoas de um micro-ônibus e o motorista de um caminhão.

De acordo com as primeiras informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o micro-ônibus, pertencente à empresa paranaense Trans D.P.M, teria invadido a contramão e bateu de frente com um caminhão. No entando, somente a perícia da Polícia Civil poderá atestar o que realmente aconteceu. No micro-ônibus, havia 25 passageiros e dois motoristas. 

A Trans D.P.M informou que o trajeto era de Camaçari, na Bahia, em direção ao Paraná. A reportagem apurou que os passageiros são das cidades de Florestópolis e Porecatu, todos funcionários da empresa Jecel, empresa paulista de instalações industriais. Os passageiros estavam trabalhando na reforma de uma usina na Bahia. 

O micro-ônibus, segundo a PRF de Montes Claros, estava com o disco diagrama do tacógrafo vencido e não foi possível saber há quanto tempo o motorista dirigia. O condutor esqueceu de substituir, mas o equipamento estava funcionando, segundo a PRF. 

Feridos e vítimas fatais

Dezesseis feridos foram levados para o Pronto-Socorro da Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire, de Pirapora, sendo 15 passageiros do micro-ônibus e o motorista do caminhão, que foi retirado em meio às ferragens. Todos os óbitos são de passageiros do ônibus. A última vítima fatal foi retirada na manhã deste domingo, pela dificuldade da retirada do corpo.

Uma pessoa em estado mais grave foi levada para a Santa Casa de Montes Claros, também na região Norte do Estado. O paciente, um homem ainda sem idade e identidade divulgadas, deu entrada com traumatismo craniano encefálico, está em estado grave e respirando com a ajuda de aparelhos, segundo informações da assessoria da Santa Casa.

O que diz a Jecel

Os 25 passageiros tinham vínculo com a Jecel, empresa de São Paulo. Eles estavam em Camaçari desde o dia 16 de março dando apoio à inspeção de uma usina. Segundo a empresa, todos os passageiros são homens, de idades entre 22 e 40 anos, tendo retornado da Bahia após terminarem o serviço.

A Jecel ainda aguarda a relação completa dos feridos e das vítimas fatais. A empresa informou à reportagem que está mantendo contato com a Trans D.P.M e com as famílias. 

O que diz a Trans D.P.M

O micro-ônibus pertence à Trans D.P.M, do Paraná. Em contato com a reportagem, a empresa não soube passar os nomes das vítimas, mas confirmou que os dois motoristas estão entre as vítimas fatais. Representantes da empresa paranaense estão a caminho de Minas Gerais. Questionada se o tacógrafo estava vencido, a Trans D.P.M negou, afirmando que tudo estava regularizado. 

Atualização

Em boletim divulgado nesta segunda-feira (23), a Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire informou que sete dos 17 feridos seguem em tratamento. Um paciente, que está no CTI desde domingo, apresenta quadro estável, com ventilação mecânica, e ficará em observação por 72 horas.

As enfermarias da Fundação estão cuidando de outros quatro pacientes. Desses, um será tranferido para Montes Claros ainda nesta segunda, tendo apresentado traumatismo craniano. Uma outra vítima, com traumas no tórax, será conduzida para o CTI. O outros dois pacientes apresentam quadro estável e estão sob cuidados da ortopedia. Eles foram diagnosticados com fraturas e traumas nos membros.

Em fase final de recuperação, dois pacientes serão liberados ainda nesta segunda.