candidatura na Unesco

Pampulha pode ganhar linha de ônibus turístico

Projeto elaborado em parceria pela Belotur e o Iphan propõe uma linha circular exclusiva para quem pretenda visitar a região

Por Isabela Meireles
Publicado em 29 de julho de 2015 | 18:01
 
 
 
normal

A região da orla da Pampulha pode ganhar uma linha exclusiva de ônibus turístico. A proposta elaborada pela Belotur foi encaminhada para a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans).

Segundo o presidente da Belotur Mauro Wekema, o projeto faz parte de um conjunto de medidas que devem ser adotadas pela Prefeitura para a complementação da candidatura da Pampulha a patrimônio cultural da humanidade.

"A ideia é de que uma linha circular turística em torno da Pampulha, principalmente na av. Otacílio Negrão de Lima, incluindo a área do Mineirão e do Mineirinho. Nós elaboramos a proposta, juntamente com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), seguindo algumas matrizes de responsabilidades que já são definidas para a candidatura da região e apresentamos para a BHtrans", conta Wekema.

Ele explica ainda que a BHTrans é quem deve definir os detalhes técnicos para o funcionamento da linha. Uma das soluções que pode ser adotada é abertura de um edital. A previsão é de que haja algum posicionamento até setembro. Por outro lado, a BHTrans nega ter conhecimento sobre o assunto.

Em março, a Unesco aceitou o dossiê de candidatura entregue pela Fundação Municipal de Cultura. A data para que a decisão seja tomada é junho de 2016, durante a 40ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, na Alemanha.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!