Paracatu

Paracatu, em Minas, decreta calamidade pública por risco de falta de água

'A situação que agora se avizinha é grave e temos consciência de que podemos sofrer fortemente com a falta d’água', disse o prefeito em nota à imprensa

Por Lucas Negrisoli
Publicado em 22 de setembro de 2021 | 18:04
 
 
 
normal

A prefeitura de Paracatu, cidade no Noroeste de Minas, decretou nesta quarta-feira (22) estado de calamidade pública no município devido à emergência no abastecimento de água. A gestão municipal alertou que o risco de falta de água é iminente.

“A situação que agora se avizinha é grave e temos consciência de que podemos sofrer fortemente com a falta d’água. No que depender da gestão, a Copasa não terá um minuto de descanso”, disse o prefeito Igor Santos (DEM) em nota à imprensa. 

“É importante lembrar que em fevereiro tivemos com a Copasa uma Reunião de Mediação, a mais alta instância regulatória a que a empresa pode ser submetida dentro dos meios regulatórios. Cobramos enfaticamente e registramos em ata tratativas estabelecidas”, acrescentou.

Procurada pela reportagem de O TEMPO, a Copasa informou  por meio de nota que o abastecimento da cidade foi normalizado nesta quarta, alegando que a falta de água registrada decorre de situações pontuais, como vazamentos nas redes de distribuição. "Nessas ocasiões, técnicos da Companhia precisam interromper o fornecimento para determinado setor da cidade para corrigir o problema", detalha. 

A empresa disse ainda que tem investido em melhorias. "Em agosto, a Copasa iniciou a segunda etapa das obras de setorização, que divide a cidade em partes menores. Desta forma, não há necessidade de interromper a distribuição para todas as regiões em caso de manutenções nas redes, além de proporcionar maior agilidade na normalização do abastecimento", disse a Copasa.

Atualizada às 21h34

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!