Inseto

Passageira filma baratas caminhando dentro de ônibus em BH: ‘Nojo’

Fátima de Oliveira voltava para casa após visitar a praça da Liberdade, quando registrou em vídeo os insetos no coletivo da linha 5107

Por Gabriel Rezende
Publicado em 24 de agosto de 2023 | 22:56
 
 
 
normal

Uma passageira relatou ter sentido nojo ao ver baratas dentro de um ônibus da linha 5107, que liga a região da Savassi à estação Pampulha, em Belo Horizonte. Fátima de Oliveira, de 45 anos, que estava voltando para casa com a família após visitar a praça da Liberdade, registrou em vídeo os insetos caminhando sobre um dos bancos e na janela.

“Isso ocorreu depois de um passeio com minha família. Meus pais são do Rio de Janeiro e foram conhecer a praça da Liberdade e os museus. No retorno, isso aconteceu. Na hora senti nojo. Me senti em um lugar sujo, sem a limpeza correta”, afirmou Fátima. Ela também alega que havia baratas em outros lugares do coletivo.

Nas imagens, é possível ver uma das baratas caminhando em cima de um dos bancos, próximo ao cabelo de uma passageira que estava sentada no banco da frente. “Teve uma outra senhora que eu avisei, pois a barata ia passar no braço dela”, narrou Fátima.

Resposta 

A Prefeitura de Belo Horizonte informou que a responsabilidade pela manutenção dos ônibus é das empresas concessionárias e que os consórcios têm a obrigação de garantir que os veículos estejam em condições de higiene e segurança para prestar o serviço à população.

"A operação do transporte coletivo é monitorada diariamente pelos agentes da BHTRANS e por meio de câmeras no Centro Integrado de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH). Quando constatadas irregularidades, os consórcios recebem as autuações já previstas no Regulamento do Transporte Coletivo", afirmou.

O município disse ainda ser fundamental que o usuário registre a reclamação por meio do PBH APP, pelo WhatsApp (31) 98472-5715 ou no Portal de Serviços. Além da linha, é necessário que o passageiro informe o número do veículo e horário da ocorrência para melhor direcionar a equipe de fiscalização.

"Todas as reclamações são devidamente apuradas e enviadas às concessionárias para a resolução dos problemas apontados pelos usuários", garantiu o município. 

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) informou que "acionou a concessionária responsável pela linha que irá abrir uma O.S. (Ordem de Serviço) para que o veículo mencionado no vídeo seja retirado de circulação para ser levado ao setor de manutenção de frota, para averiguação e caso necessário irá passar por dedetização e higienização completa".

"O SETRABH pontua que as empresas mantêm rotina diária de higienização dos veículos e que, periodicamente eles são dedetizados em toda a sua estrutura", completa a nota. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!