Revolta

Passageiro denuncia infestação de baratas em ônibus de BH; veja o vídeo

Os insetos foram vistos em um coletivo da linha 63 (Estação Venda Nova/Lagoinha) durante a manhã da última quarta-feira (23)

Por Rayllan Oliveira
Publicado em 25 de agosto de 2023 | 15:30
 
 
 
normal

Um passageiro denuncia uma infestação de baratas em um ônibus de Belo Horizonte. Os insetos foram vistos em um coletivo da linha 63 (Estação Venda Nova/Lagoinha) durante a manhã da última quarta-feira (23). Veja o vídeo.

“Eu estava voltando do trabalho e, quando assustei, vi que tinha uma baratinha subindo no meu braço. Quando olheiro para o vidro da janela, percebi que tinham outras duas baratas”, detalhou o cuidador de idosos Willian Carlos, de 25 anos. 

Indignado com a situação, ele registrou o ocorrido em um vídeo. As imagens foram publicadas em uma rede social. Willian, que utiliza o transporte coletivo por ônibus para se deslocar ao trabalho, afirma que também denunciou a situação para os fiscais na estação Venda Nova, onde desembarcou. 

“A impressão que eu tive é que fizeram pouco caso. E isso é uma decepção muito grande. Se a gente considerar o valor da passagem que pagamos e a condição dos ônibus que recebemos, isso revolta muito. A verdade é que fica difícil relevar essa situação. A gente vai levando, mas não sei se por muito tempo mais”, revela o passageiro que utiliza o ônibus durante quatro dias na semana. 

Além da infestação de insetos, que causa desconforto em quem depende desse modelo de transporte, o cuidador de idosos denuncia outras irregularidades nos veículos que operam em Belo Horizonte. “Eu mesmo já entrei em ônibus precários, com os assentos soltos. Isso sem falar da superlotação, dos atrasos. É uma situação muito ruim, e o período de chuva, que costuma molhar dentro dos ônibus, só deve piorar a situação”, acrescenta.

A prefeitura de Belo Horizonte informou, por meio de nota, que a responsabilidade da manutenção dos ônibus é das empresas que fazem parte do consórcio. “Importante ressaltar que os consórcios têm a obrigação de providenciar que os veículos saiam das garagens limpos e em condições de prestar o serviço para a população”, disse. 

O Sindicato das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) informou que a concessionária responsável pela linha realizou a abertura de uma ordem de serviço para que o veículo seja retirado de circulação para verificar o ocorrido. Se necessário, o coletivo irá passar por dedetização e higienização completa. 
 
"O SETRABH pontua que as empresas mantêm rotina diária de higienização dos veículos e que, periodicamente, eles são dedetizados em toda a sua estrutura", garantiu, em nota.

Infestação de baratas “virou rotina” 

Essa é segunda denúncia de passageiros sobre infestação de baratas em ônibus de Belo Horizonte publicada por O TEMPO nesta semana. Nesta quinta-feira (24), Fátima Oliveira relatou ter sentido nojo ao ver baratas dentro de um ônibus da linha 5107, que liga a região da Savassi à estação Pampulha. Os insetos estavam caminhando sobre um dos bancos e na janela. 

“Isso ocorreu depois de um passeio com minha família. Meus pais são do Rio de Janeiro e foram conhecer a praça da Liberdade e os museus. No retorno, isso aconteceu. Na hora senti nojo. Me senti em um lugar sujo, sem a limpeza correta”, disse a passageira para a reportagem.  

Diante do ocorrido no ônibus da linha 5107, a prefeitura de Belo Horizonte reforçou que a manutenção dos ônibus que operam no transporte público da capital é responsabilidade das empresas que fazem parte do consórcio.

Como denunciar?  

De acordo com a prefeitura da capital, é imprescindível que os usuários formalizem as reclamações pelos canais da prefeitura. Elas podem ser feitas no aplicativo PBH APP, pelo WhatsApp (31) 98472-5715 ou no portal de serviços (servicos.pbh.gov.br/servicos).  

“É importante que os usuários indiquem o número da linha, o horário e, se possível, o número do veículo para melhor direcionar as equipes de fiscalização.  As reclamações são enviadas às concessionárias para apuração e solução do problema registrado pelos passageiros”, destaca.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!