Plano de contingência

PBH monta estratégia para atuar em caso de suspeita de coronavírus no Carnaval

Profissionais de saúde e setor hoteleiro de Belo Horizonte foram orientados a como agir

Por Mariana Nogueira
Publicado em 11 de fevereiro de 2020 | 14:12
 
 
 
normal

Em relação à incidência do coronavírus, uma vez que o Brasil tem casos suspeitos em investigação, a Prefeitura de Belo Horizonte criou um plano de contingência que pode ser ativado a qualquer momento durante o Carnaval de BH.

Estão previstos a abertura de serviços e leitos específicos para atendimento de casos suspeitos da doença. 

Os profissionais de saúde na capital já foram orientados a identificar e notificar casos suspeitos, além de executar as medidas de vigilância epidemiológica, com isolamento de pacientes e busca ativa dos contatos. 

O setor turístico também foi orientado sobre as informações de turistas provenientes da China e consequentes manifestações dos sintomas. Hotéis e restaurantes também serão vistoriados pela vigilância sanitária. 

“O nosso plano é extensivo a todas as infeções respiratórias. Isso significa lavar as mãos com frequência, a etiqueta respiratória, como não espirrar nas mãos e, sim, nas dobras do braço, usar álcool gel. E se for participar de atividades com grande concentração de pessoas em ambiente fechado, é conveniente o uso de máscaras”, afirmou o secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, sobre a possível presença de pessoas provenientes da China.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!