A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte vai receber, a partir desta segunda-feira (13), as cervejas da marca Belorizontina, onde foram encontradas a dietilenoglicol - substância anticongelante, de uso muito comum na indústria e altamente tóxica para ser humano.

A Polícia Civil de Minas investiga se a substância causou uma doença misteriosa no Estado que deixou sete pessoas internadas e culminou em uma morte.

De acordo com a Secretaria de Saúde Municipal podem ser entregues cervejas de qualquer lote, de moradores de Belo Horizonte que possuam o produto para consumo próprio.

"Não serão recebidos produtos de bares, restaurantes e supermercados. O material ficará sob custódia da secretaria para encaminhamento das investigações necessárias", concluiu a secretaria. 

A prefeitura informou que não serão recebidos produtos de bares, restaurantes e supermercados. O material ficará sob custódia da Secretaria Municipal de Saúde para encaminhamento das investigações necessárias. Não haverá ressarcimento do dinheiro da compra da cerveja, segundo a Secretaria. A entrega está sendo feita de segunda a sexta, das 8h às 17h, nas nove regionais de Belo Horizonte.

Recebimento

Na Regional Leste, bairro Santa Tereza, os funcionários foram orientados nesta tarde a receber as cervejas. O coordenador de administração da Regional, José Henrique de Oliveira Neto, comentou que tem pessoas fazendo piadas com coisa séria. Segundo ele, fake news estão circulando pelo Whatsapp em que pessoas afirmam que a mesma substância tóxica foi detectada em outra marca de cerveja, orientando que quem tiver a cerveja em casa deve juntá-la para ser recolhida no endereço. O que de acordo com o administrador, trata-se de um boato. 

A entrega deve ser feita de segunda a sexta, das 8h às 17h, nos seguintes endereços:

Barreiro: Avenida Olinto Meireles, 327 – Barreiro

Centro-Sul: Avenida Augusto de Lima, 30, 14ª andar – Centro

Leste: Rua Salinas, 1.447 – Santa Tereza

Nordeste: Rua Queluzita, 45 – Bairro São Paulo

Noroeste: Rua Peçanha, 144, 5º andar – Carlos Prates

Norte: Rua Pastor Murilo Cassete, 85 – São Bernardo

Oeste: Avenida Silva Lobo, 1.280, 5º andar – Nova Granada

Pampulha: Avenida Antônio Carlos, 7.596 – São Luiz

Venda Nova: Avenida Vilarinho, 1.300, 2º Piso – Parque São Pedro