183 equipamentos

PBH termina instalação de câmeras do Orçamento Participativo de 2011

O sistema de videomonitoramento foi selecionado pela população das regiões Centro-Sul, Leste e Nordeste da capital mineira

Por DA REDAÇÃO
Publicado em 30 de setembro de 2016 | 18:33
 
 
 
normal

Cinco anos depois, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) está prestes a concluir a instalação de 183 câmeras de monitoramento que foram aprovadas em 2011, por meio do Orçamento Participativo Digital, pelos moradores das regiões Centro-Sul, Leste e Nordeste da capital mineira. Até o momento 168 equipamentos já estão em funcionamento e outros 15 aguardam uma autorização para terem a instalação finalizada.

A informação foi divulgada pelo município na tarde desta sexta-feira (30). Foram investidos cerca de R$ 14 milhões no sistema de videomonitoramento. As câmeras, que foram instaladas em 28 bairros da capital, estarão conectadas ao Centro de Operações da Prefeitura (COP-BH), localizado no bairro Buritis, e a outros três batalhões da Polícia Militar (PM). 

O 1º batalhão, localizado no bairro Santa Efigênia, na região Leste da capital, ficará responsável pelo monitoramento de 27 câmeras que foram instaladas na região Centro-Sul. Já o 16º batalhão, que fica no Santa Tereza, também na região Leste, fará o monitoramento de 116 equipamentos das regiões Leste e Nordeste. Por fim, o 22º batalhão cuidará das imagens trasmitidas por outras 40 câmeras instaladas nas regiões Centro-Sul e Leste. 

Ainda de acordo com a PBH, os 15 equipamentos que ainda não foram instalados dependem da liberação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) uma vez que dependem de intervenções no Anel Rodoviário para a passagem dos cabos de rede que ligarão as câmeras ao batalhão do bairro de Santa Tereza.

Escolha dos pontos

Segundo o município, os locais onde as câmeras foram instalados foram definidos pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial. Para a escolha, foram avaliados dados estatísticos de criminalidade das áreas,  a demanda da comunidade, e critérios técnicos, que levam em conta, por exemplo, áreas bancárias e comerciais, locais de grande fluxo de pessoas e rotas de fuga.

Confira os bairros contemplados com as câmeras:

• Região Centro-Sul (40 câmeras instaladas) – Bairros Barro Preto, Belvedere, Funcionários, Luxemburgo, Santa Efigênia, Santa Lúcia, Santo Agostinho e Sion.

• Região Leste (27 câmeras instaladas) – Bairros Horto, Nova Vista, Sagrada Família, Santa Inês, Santa Tereza, São Geraldo e Vera Cruz.

• Região Nordeste (116 câmeras instaladas) – Bairros Belmonte, Cachoeirinha, Concórdia, Goiânia, Graça, Ipiranga, Maria Goretti, Nazaré, Palmares, Paulo VI, Santa Cruz, São Paulo e União.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!