Mobilidade

Pedro II terá obras para facilitar acesso a moradias no aeroporto Carlos Prates

As intervenções fazem parte de uma das etapas de obras, previstas pela a Prefeitura e acordadas com o governo federal, para serem construídas no terreno do antigo aeroporto

Por Raíssa Oliveira
Publicado em 06 de outubro de 2023 | 13:14
 
 
 
normal

A avenida Pedro II vai passar por obras para melhorias de mobilidade e de ligação da via com a área do antigo aeroporto Carlos Prates, que será transformada em um novo bairro da região Noroeste de Belo Horizonte. As intervenções fazem parte de uma das etapas de obras, previstas pela a Prefeitura e acordadas com o governo federal, para serem construídas no terreno. O local terá ainda parque, serviços públicos de saúde, educação, cultura e moradias populares. A informação foi revelada pelo secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro Pereira, em entrevista exclusiva à reportagem de O TEMPO.   

“Dentro da nossa estratégia de mobilidade, inclusive do Anel Rodoviário, nós temos uma etapa de intervenções na Pedro II para melhorarmos aquela confluência e a comunicação, não só do aeroporto, mas de toda aquela região com os demais bairros da cidade. Vamos fazer a execução de obras ali na Pedro II e também na pracinha do São Vicente para melhorar aquele trânsito e isso vai refletir em toda a mobilidade daquela região para começarmos a preparar a chegada das pessoas”, afirmou.  

A chegada dos moradores, no entanto, ainda segue sem previsão. Segundo Leandro Pereira, a prefeitura possui apenas a guarda provisória do terreno, o que impossibilita o início das tratativas com o programa Minha Casa Minha Vida para a construção de moradias populares no local. “Nós precisamos de ter a propriedade do terreno para modelar uma intervenção daquele território. Isso vai ser construído em conjunto com o governo federal, que já demonstra um interesse muito forte”, afirma, sem estimar prazo para o início do programa.  

Apesar de ainda faltar avanços burocráticos quanto à posse do terreno, a prefeitura já projeta a primeira etapa de obras, que tem o intuito de trazer melhorias para quem já vive ao longo do antigo aeroporto. “Foi articulado, junto com o governo federal, uma estratégia de primeiras intervenções ali no Carlos Prates. Essa primeira etapa é para que a gente consiga ressignificar aquele território, fazendo implantação de equipamentos públicos e revitalizando essas áreas. As discussões dessa modelagem já estão em andamento, são etapas que podem acontecer de maneira paralelas e assim a gente vem desenvolvendo”, explica. 

Entre as primeiras intervenções, estão a construção de equipamentos públicos previstos, como escolas, centro de saúde, além de um parque e uma pista de skate. “O que apresentamos para a primeira etapa é a implantação de equipamentos públicos que naquela região ali é muito carente. Seja o Centro de Saúde, a possibilidade de implantar uma Unidade de Pronto Atendimento, escolas e a Emeis. Isso é necessário para já trazer benefícios para aquela população que mora ao longo do território. Além disso, intervenções no parque que está abandonado, com recuperação de áreas de lazer e esportiva”, detalha.  

O início das obras para a construção do novo bairro, no entanto, segue sem previsão. “Queremos o mais rápido possível, mas precisamos construir isso com o governo federal. Vamos apresentar onde seriam essas intervenções para apresentarmos e iniciarmos as obras”, finalizou o secretário.

Novo bairro  

O projeto para o novo bairro que será construído na área do antigo aeroporto Carlos Prates  foi divulgado pela PBH em julho deste ano. A proposta inclui a construção de 4.500 moradias populares. As habitações que serão disponibilizadas no local serão divididas para famílias de três rendas distintas. Entre elas, estão 950 unidades para renda de até R$ 6.600; 2.200 moradias para pessoas com renda de até R$ 3.300; além de 1.350 unidades que serão destinadas para a "livre comercialização". 

A proposta prevê ainda a instalação de equipamentos públicos previstos, como escolas, uma UPA, um museu e um centro cultural, além de um parque e uma pista de skate, entre outras coisas. Na ilustração divulgada pelo município, também é possível ver as duas passarelas que deverão ser construídas sobre o Anel Rodoviário.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!