Ampliação

Com gestão da PBH, nova promessa é de obras no Anel Rodoviário em março de 2024

As intervenções serão possíveis após a assinatura de um acordo que vai determinar a gestão compartilhada do Anel Rodoviário com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)

Por Raíssa Oliveira
Publicado em 06 de outubro de 2023 | 12:04
 
 
 
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A Prefeitura de Belo Horizonte deve iniciar as obras para a ampliação do viaduto sobre a Via Expressa e do viaduto da BR–040 sobre o Anel Rodoviário, ambos no bairro Califórnia, na região Noroeste da capital, em março de 2024. As intervenções serão possíveis após a assinatura de um acordo, previsto para ser firmado ainda na primeira quinzena de outubro, que vai determinar a gestão compartilhada do Anel Rodoviário entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o executivo municipal. A expectativa é que a licitação para as obras aconteça ainda neste ano. A informação foi revelada pelo secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro Pereira, em entrevista exclusiva à reportagem de O TEMPO.   

“O prefeito (Fuad Noman) esteve em Brasília, na quarta (4), e conversou com o ministro de Transportes e com o diretor-geral do DNIT, para fazer os ajustes necessários para que tenha esse termo de cooperação entre as duas entidades e a gente possa viabilizar a entrada de recurso. Nossa expectativa é que a gente conclua esse termo nos próximos dias. O nosso intento é fazer a licitação ainda esse ano para que ao fim do período de chuva, possivelmente ali em março, a gente já inicie as obras. Nosso desejo é iniciar as obras no começo de 2024”, garantiu. 

Para realizar as obras na interseção do Anel com a BR-040 e a Via Expressa, a prefeitura vai usar aporte de R$ 62 milhões previsto no Plano de Aceleração de Crescimento (PAC 3). O novo programa do governo federal prevê ainda investimento inicial de aproximadamente R$ 1,5 bilhão para a ampliação e a construção de oito viadutos do Anel Rodoviário em Belo Horizonte (veja lista abaixo). Segundo o secretário de obras da capital, após a primeira etapa, o pacote de melhorias na via deve priorizar a ampliação dos viadutos sobre a avenida Antônio Carlos, na região da Pampulha, e sobre a avenida Amazonas, no bairro Madre Gertrudes, na região Oeste. 

“O que construímos foi uma estratégia de intervenções no Anel Rodoviário dividida em três etapas. A primeira são as intervenções nas interseções do Anel com a BR-040 e com a Via Expressa. Estamos discutindo um segundo pacote que seria o alargamento dos viadutos em cima da Amazonas e da Antônio Carlos, onde temos dois pontos de gargalos, quando as pistas reduzem de três para duas”, afirmou.  

Desapropriações  

Polêmica antiga, a desapropriação de famílias que residem às margens do Anel Rodoviário também é pauta discutida no acordo entre Dnit e prefeitura, sem definição ainda de quem será responsável pelo processo. Segundo Leandro Pereira, a retirada das famílias é estudada e deve ser contemplada apenas em etapa posterior das obras para a reformulação da via, sem data definida.  

“Possivelmente as remoções dessas famílias que moram ao longo do Anel Rodoviário ficam numa etapa posterior. A desapropriação precisa ser construída com o projeto executivo do que será realizado naquele local, de como as famílias serão reassentadas. Então essa etapa está um pouco mais à frente, ela precisa ser melhor discutida com mais clareza entre a responsabilidade de cada um dos atores”, explica.

Obras previstas no PAC 3 para ampliação e construções de viadutos no Anel Rodoviário de BH:

1.Viaduto da BR-040 sobre o Anel Rodoviário (previsão de início em abril/24)
Novas alças viárias e implantação de novo viaduto. 

2. Viaduto sobre a Av. Amazonas (previsão de início das obras em setembro/24)
Alargamento do viaduto existente, implantação de dois novos viadutos, alças e passarela.

3. Viaduto sobre a Av. Presidente Antônio Carlos (previsão de início das obras em setembro/24)
Alargamento de viaduto existente, alças e passarela. 

4. Pontilhão ferroviário bairro Betânia (previsão de licitação de projeto executivo em janeiro/24)
Alargamento do viaduto existente, implantação de novo viaduto, alças e passarela.

5. Viaduto sobre a Av. Tereza Cristina (previsão de licitação de projeto executivo em janeiro/24)
Alargamento do viaduto existente, implantação de novo viaduto, alças e passarela.

6. Viaduto da Praça São Vicente (previsão de licitação de projeto executivo em janeiro/24)
Implantação de quatro novos viadutos e alças viárias.

7. Viaduto sobre a Av. Pedro II (previsão de licitação de projeto executivo em janeiro/24)
Implantação de dois novos viadutos e alças viárias. 

8. Viaduto sobre a Av. Cristiano Machado (previsão de licitação de projeto executivo em janeiro/24)
Alargamento de viaduto existente e implantação de novo viaduto.

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