Petrobras

Petroleiros fazem paralisação de 24 horas em Minas Gerais

Movimento é contra a retirada de investimentos da Petrobras; concentração aconteceu na porta da Regap; depois, a categoria seguiu para ato na praça Sete

Por Gustavo Lameira
Publicado em 24 de julho de 2015 | 07:36
 
 
 
normal

Petroleiros de Minas Gerais fazem paralisação de 24 horas nesta sexta-feira (24). A concentração, no início da manhã, foi em frente à Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte. O protesto é contra a retirada de investimentos da Petrobras.

Por volta das 8h30, a categoria seguiu em direção à praça Sete, no centro da capital, para outros atos neste dia de paralisação.

A Polícia Rodoviária Federal informou que o protesto se manteve na área da refinaria, às margens da BR-381, sem prejuízo para o trânsito. Às 10h30, a BHTrans registrou a presença de um grupo reunido no quarteirão fechado da praça Sete, também sem interferências para o trânsito. 

Sindipetro

Conforme o Sindicato dos Trabalhadores da Petrobras (Sindipetro-MG), protesto é contra a redução dos investimentos de 76 bilhões de dólares da Petrobras entre 2015 e 2019, o que compromete o desenvolvimento da empresa a médio e longo prazo, bem como a geração de emprego, renda e a economia no país.

O sindicato também é contra a venda de ativos da Petrobrás no Brasil e fora do país, que podem chegar a 57 bilhões de dólares, entre 2015 e 2019, que na prática significa a privatização branca de uma parcela significativa da empresa.

Categoria ainda é contrária ao projeto de lei (PLS 131) do senador José Serra, que prevê a entrega do petróleo para empresas estrangeiras, acabando com o controle do Estado.

Petrobras

Por meio de nota, a assessoria da Petrobras informou que manterá a produção nas suas unidades, bem como garantirá o abastecimento do mercado.

Atualizada às 11h50

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!