Operação Flight Level

PF cumpre 22 mandados contra quadrilha ligada ao tráfico internacional de drogas

Investigações começaram em outubro do ano passado quando um avião com 175 quilos de cocaína que saiu de Belo Horizonte foi apreendido em Lisboa, Portugal

Por Bruno Menezes
Publicado em 12 de abril de 2021 | 08:26
 
 
 
normal

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (12) a operação “Flight Level” que busca cumprir dois mandados de prisão e 20 de busca e apreensão contra membros de uma organização criminosa envolvida com o tráfico internacional de drogas. Em Minas, a ação ocorre simultaneamente em Belo Horizonte e Lagoa Santa, na região metropolitana. Mandados também estão sendo cumpridos em São Paulo, Rio de Janeiro em Goiânia, no Estado de Goiás.

 De acordo com a Polícia Federal, as investigações tiveram início após um avião executivo brasileiro ser apreendido em outubro de 2020 no Aeroporto Internacional de Lisboa, em Portugal, com 175 quilos de cocaína. A aeronave partiu de Belo Horizonte.

As investigações também conseguiram identificar que os proprietários do avião que é particular estavam envolvidos em um esquema criminoso de transporte de drogas. A organização também teria utilizado “laranjas” e “fantasmas” para ocultar bens oriundos do crime.

Os mandados foram expedidos pela 11ª Vara Criminal Especializada da seção Judiciária de Minas gerais. A Justiça também determinou  o bloquei de contas de 29 pessoas físicas e jurídicas ligadas a quadrilha, além do sequestro de 15 veículos, cinco imóveis e oito aeronaves que no total somam o valor de R$ 30 milhões.

A Polícia Federal informou que os investigados podem responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Caso sejam condenados, a pena prevista é de 33 anos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!