Europa

Portugal libera viagens essenciais vindas do Brasil, e Confins retoma voos em BH

Aeroporto retomará voos para Portugal a partir deste sábado (17), com viagens realizadas pela companhia aérea TAP

Por Lucas Negrisoli
Publicado em 16 de abril de 2021 | 16:19
 
 
 
normal

O governo de Portugal liberou, nesta sexta-feira (16), as fronteiras do país europeu para “viagens essenciais” de pessoas vindas do Brasil e do Reino Unido. Com isso, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, região metropolitana da capital, retomará voos para Portugal a partir deste sábado (17), com viagens realizadas pela companhia aérea TAP. A informação é da BH Airport, que gerencia o terminal aéreo. 

Conforme comunicado publicado pelo Executivo lusitano, “consideram-se viagens essenciais designadamente as destinadas a permitir o trânsito ou a entrada em Portugal de cidadãos em viagens por motivos profissionais, de estudo, de reunião familiar, por razões de saúde ou por razões humanitárias”. 

“A primeira operação está prevista para amanhã (17), com chegada às 5h. Já a decolagem para Portugal deve ocorrer no dia 18 de abril, às 21h20. Ao todo, serão duas frequências semanais. As chegadas ocorrem às terças-feiras e sábados, bem como as partidas aos domingos e quartas-feiras”, informa a BH Airport. 

“Nosso intuito é manter a conectividade com os demais aeroportos pelo mundo, sempre com a máxima segurança para passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária nesses tempos de pandemia do coronavírus. Mantemos conversas constantes com a TAP e aguardávamos a liberação do governo português para retorno desse voo”, ressalta Clayton Begido, gestor de Conectividade e Aviação da empresa, em nota.

Quarentena obrigatrória e exame RT-PCR negativo são necessários

O comunicado do governo português ressalta que passageiros originários do Brasil devem obrigatoriamente cumprir, “após a entrada em Portugal continental, um período de isolamento profilático de 14 dias, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde”. 

“Todos os cidadãos que cheguem a Portugal por via aérea (exceto as crianças que não tenham completado 24 meses de idade) têm de apresentar comprovativo de realização de teste laboratorial (RT-PCR) para rastreio da infeção por SARSCoV-2, com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque”, determinou o país. 

Caso o passageiro não tenha comprovativo de realização do teste negativo para Covid-19, será necessário realizá-lo “no interior do aeroporto, a expensas próprias, e têm de aguardar o resultado no próprio aeroporto”. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!