O prazo para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021 em Belo Horizonte com 6% de desconto termina nesta quarta-feira (20). O desconto é válido para quem quitar o imposto a vista ou antecipar pelo menos duas parcelas. Já o contribuinte que optar por pagar parcelado deve quitar o IPTU em 11 vezes. 

No caso do parcelamento, o contribuinte vai receber uma nova guia de recolhimento até a primeira semana de fevereiro com códigos de barras para pagamentos entre os meses de fevereiro e junho de 2021 com vencimento todo dia 15 de cada mês. Depois, no meio do ano, ele recebe uma nova guia com as parcelas restantes de julho a dezembro também com o vencimento para o dia 15 de cada mês. 

Para o economista Mateus Henrique Mattos se o contribuinte tiver o dinheiro para quitar o imposto de uma vez é vantajoso fazer isso. "Apesar do desconto de 6% impactar pouco no bolso, vale a pena, por que a pessoa não fica com dívida pelo resto do ano e não compromete o orçamento da família. Agora se a pessoa não tem o valor para quitar de uma só vez, também não vale a pena fazer empréstimos, por que ai pode ter juros mais altos e sair no prejuízo", explicou.

Segundo ele, quem optar por pagar parcelado, deve se programar financeiramente. "A pessoa já vai saber quanto deve pagar mensalmente, então ela calcula o orçamento dela mensal e já tira aquilo que vai ser pago pelo imposto, organizando as outras contas e gastos só com o que sobrar", orienta. 

Neste ano, o desconto do IPTU para quem quitar de uma vez foi maior que no ano passado, quando foram 5%. "Pretende-se com esta medida ter assegurada a realização dos índices históricos de antecipação de pagamentos do imposto no mês de janeiro, cuja arrecadação das receitas correspondentes é indispensável para a sustentação do fluxo de caixa do Município, particularmente impactado em decorrência das ainda necessárias medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19”, explica Eugênio Veloso, subsecretário da Receita Municipal, por meio da assessoria de imprensa. 

Atualmente, segundo a prefeitura, são cerca de 835 mil imóveis cadastrados na cidade, sendo que 745 mil são tributados pelo IPTU e por taxas imobiliárias, que resultam em uma arrecadação potencial de R$ 2,05 bilhões. Ainda de acordo com a prefeitura, o aumento do imposto neste ano foi de 4,23% que contempla  apenas o índice de inflação do período. 

Quem não tiver recebido a guia em casa deve emitir pelo site da prefeitura da capital. CLICANDO AQUI. Por causa da pandemia pelo novo coronavírus o atendimento do BH Resolve só será realizado com agendamento prévio e para situações específicas.Os atendimnetos ocorrem de 8h às 17h, seguindo todos os protocolos de saúde, como distanciamento social e uso de máscaras de proteção. CLIQUE AQUI para agendar ou entre no SITE DA PREFEITURA para saber sobre quais agendamentos podem ser feitos e quem pode agendar. 

Os contribuintes que precisarem pedir a revisão do IPTU têm até o dia 3 de fevereiro para fazer isso. O pedido pode ser feito de forma online também pelo site da prefeitura. Qualquer outra dúvida que o contribuinte tiver também poderá ser retirada pelo site da prefeitura. CLIQUE AQUI e saiba mais.