A Prefeitura de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, confirmou nesse domingo (5) a primeira morte por coronavírus na cidade. Segundo o prefeito Humberto Souto, a vítima é Cláudio Manoel Ricardo, de 69 anos, que estava internado em um pronto-atendimento da cidade. O óbito aconteceu na quinta-feira (2) à noite, segundo a secretária de Saúde do município, Dulce Pimenta.

Ainda segundo o prefeito, a vítima teria vindo de São Paulo apresentando sintomas da doença e procurou um posto de saúde do município. Ele foi orientado a voltar para casa e ficar em isolamento juntamente com a família, sendo acompanhado por uma equipe médica da prefeitura. "Posteriormente, ele veio a agravar, e a família, com orientação da equipe do posto que o acompanhava, procurou ajuda de hospitais e somente no terceiro hospital foi feita uma radiografia, que não apontou nada, e ele voltou pra casa".

Souto disse ainda que os hospitais aonde o idoso teria ido avaliaram que não seria o caso de internação. "Então, o quadro dele piorou muito, e a médica da prefeitura deu encaminhamento pra ele ser internado, mas o organismo já estaria muito comprometido, e ele não resistiu".

A Secretaria de Saúde de Montes Claros informou que o paciente estava sendo acompanhado por um médico de saúde da família. A vítima teria sido encaminhada ao hospital por duas vezes, mas foi liberada para retornar para casa, segundo a secretaria. Agora, a pasta investiga o caso com base no relatório da médica e do relato dos familiares do paciente.   

A morte ainda não constava no último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG). No documento, o Estado confirma a morte de seis pessoas por coronavírus em Minas, sendo três em Belo Horizonte, duas em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e uma em Mariana, na região central. Outras 84 mortes estão em investigação. Em todo o Estado já há 498 casos confirmados de Covid-19, e 47.078 estão em investigação. 

Nota da Secretaria de Estado de Saúde 

Por meio de nota, a SES informou que "as informações oficiais em relação aos casos de coronavírus em Minas Gerais são atualizadas diariamente e publicadas no site da secretaria". 

Ainda segundo o órgão, há alguns trâmites entre a notificação e a confirmação de um caso suspeito. "Assim que o caso suspeito é identificado pelo serviço de saúde, é realizada uma triagem com este paciente de acordo com dados clínicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de interação ou isolamento domiciliar". 

Após um caso ser definido como suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente, e "através deste formulário é gerado todo o banco de dados do coronavírus no Estado". Esse banco é atualizado diariamente. "Após todo esse trabalho, que é realizado até as 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do boletim diário". 

Por isso, segundo a secretaria, "divergências pontuais entre os municípios e os casos já computados pela SES-MG podem ocorrer".