"Erro da SES"

Prefeito de São Gonçalo do Rio Preto nega morte por coronavírus da cidade

De acordo com João Leopoldo Dumont (PSDB), Secretaria de Estado de Saúde, que divulgou a informação em seu boletim epidemiológico diário, vai publicar uma errata sobre o caso

Por Léo Simonini
Publicado em 02 de abril de 2020 | 14:47
 
 
 
normal

O prefeito de São Gonçalo do Rio Preto, João Leopoldo Dumont (PSDB), rebateu a informação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de que haveria uma morte provocada pelo novo coronavírus (Covid-19) na cidade. De acordo com o boletim epidemiológico diário divulgado pela SES nesta quinta-feira (2), Minas Gerais teria chegado a seis óbitos pela doença, sendo um deles da cidade do Vale do Jequitinhonha, de cerca de 3.000 habitantes.

"A Secretaria de Estado (de Saúde) vai publicar essa errata. (Ela) colocou a gente com caso de morte, mas nao é real, vão corrigir isso. Já estamos divulgando em nossos meios de comunicação que houve um erro do Estado, para tranquilizar a população", afirmou, em contato com a reportagem de O Tempo.

Mais cedo, também em contato com a reportagem, Dumont mostrou surpresa ao ser questionado sobre o óbito ligado ao município, mas afirmou que havia sim uma morte suspeita de um homem de 33 anos, com outros problemas de saúde, e que poderia ser esta a informada pela Secretaria.

No entanto, nesta tarde, ele disse acreditar que esse falecimento deve ser descartado para Covid-19. "Ainda temos casos suspeitos, pois todo caso de problema respiratório no Estado tem sido tratado assim. Tem uma pessoa que faleceu e está sob investigação, mas possivelmente não deve se confirmar ser por coronavírus", completou o tucano.

A reportagem entrou em contato com a SES, que, inclusive, retirou de seu site oficial o boletim relacionado a esta quinta-feira que havia sido publicado com as informações sobre a doença no Estado.

De acordo com a assessoria da past, houve sim um erro técnico na divulgação dos dados de hoje, porém não especificou se era relacionado ao caso de São Gonçalo do Rio Preto. Porém, a assessoria afirmou que o boletim correto e completo deve ser publicado antes das 16h30, já que o secretário titular da pasta, Carlos Eduardo Amaral, concederá uma entrevista coletiva.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!