EM VIÇOSA

Prefeito é indiciado por suposta fraude em processo licitatório

Denúncia partiu de vereadores de Viçosa; inquérito foi encaminhado ao Tribunal de Justiça; político não foi localizado para comentar o caso

Por CAROLINA CAETANO
Publicado em 11 de dezembro de 2013 | 10:51
 
 
 
normal

Uma possível fraude em um processo licitatório para a contratação de uma empresa que seria responsável por fazer o projeto da construção da Usina de Resíduos Sólidos de Viçosa, na zona da mata mineira, fez com o prefeito da cidade, Celiton Francisco Sari, e outros funcionários do Executivo fossem indiciados pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).

A decisão foi tomada após uma denúncia feita pela Câmara Municipal da cidade. No documento enviado ao MP/MG, os vereadores afirmaram que há irregularidades desde o começo do projeto.

“A prefeitura optou pela modalidade carta-convite, que deveria ter, no mínimo, três participantes, mas apenas a  Sarsan Engenharia e Saneamento LTDA  foi convidada para apresentar a proposta”, explicou a chefe Núcleo de Combate Crimes Praticados por Políticos Municipais de Belo Horizonte, Karen de Paula Lopes, delegada chefe do Núcleo de Combate aos Crimes Praticados por Agentes Municipais. 

Devido ao embate, o projeto, que substituiria o aterro sanitário usado atualmente na cidade e para o qual foi feito um empréstimo de mais de R$ 5 milhões junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), foi suspenso temporariamente.

Ainda de acordo com a delegada, existe a possibilidade de um conluio entre a empresa e a comissão de licitação. “Antes mesmo de ter sido feito o pedido de licitação, a empresa já sabia e, sem concorrente, pode ter sido beneficiada”, contou Karen.

O inquérito já foi encaminhado ao Tribunal de Justiça e, se condenados, os envolvidos podem pegar de dois a quatro anos de prisão.

A reportagem de O TEMPO tentou contato com o prefeito, mas ele não foi localizado para esclarecimentos. Já a empresa Sarsan informou, por meio de sua representante, que não iria se manifestar sobre o assunto.

Atualizada às 17h36.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!