A Prefeitura de Varginha, no Sul de Minas, anunciou o retorno das aulas presenciais no município para o dia 1º de fevereiro de 2021 — data que pode ser alterada, sob possível ameaça de uma segunda onda da pandemia de Covid-19 no Brasil, ainda debatida por pesquisadores, e sem certezas sobre o cenário no ano que vem.
A data é estabelecida por um decreto publicado na última semana no Diário Oficial do Município, em uma edição que também descreve os protocolos de funcionamento das instituições de ensino. O retorno será permitido a escolas de todos os níveis, privadas e públicas, e alunos e funcionários do grupo de risco da Covid-19 devem manter as atividades a distância.
A ideia da prefeitura, comandada pelo prefeito reeleito Vérdi Lúcio Melo (Avante), é adotar um sistema misto de aulas: cada turma será dividida em duas e metade assistirá às aulas presencialmente em uma semana e à distância, na seguinte. Na terceira semana, todos teriam apenas aulas remotas. Caso haja suspeita de Covid-19 em algum membro da comunidade escolar, as aulas no local serão suspensas por 14 dias.
A cidade de quase 137 mil habitantes tem 1.578 casos de Covid-19 e 44 mortes, segundo o boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) dessa sexta-feira (27).