Belo Horizonte e alguns dos municípios da região metropolitana, entre eles Contagem, amanheceram com céu encoberto, chuviscos e até pancadas mais intensas nesta terça-feira (11). A expectativa é que o tempo permaneça assim ao longo de todo o dia, com precipitações mais intensas acompanhadas por raios e rajadas de vento.
A cobertura de nuvens no céu também favorece uma ligeira queda nas temperaturas. A mínima registrada em BH, nesta manhã, foi 18°C e, mesmo na hora mais quente do dia, os termômetros não devem registrar máximas acima de 25°C.
8h10 - Ocorrência de pancadas de chuva (40 a 60 mm) com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até 8h de quarta-feira (12). Fonte: Defesa Civil de BH@prefeiturabh @OficialBHTRANS @Bombeiros_MG pic.twitter.com/2HhqoNTLdW
— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) February 11, 2020
Espera-se que esta quarta-feira (12) e quinta-feira (13) sejam igualmente ou ainda mais chuvosas que a manhã de terça. São esperados cerca de 100 milímetros de chuva em Belo Horizonte apenas entre esses dois dias.
A aproximação de uma frente fria sobre a região metropolitana torna instável a atmosfera e, por isso são esperadas tempestades tão severas e elevado volume – que, aliás, pode até mesmo ultrapassar o esperado.
Assista a previsão do tempo com a repórter Fernanda Viegas:
Em Belo Horizonte, o dia vai ser de céu nublado com chuva a qualquer hora. Confira os detalhes da #previsãodotempo com a repórter @fernandaviegas pic.twitter.com/6a3D3jM5ao
— O Tempo (@otempo) February 11, 2020
Saiba como fica o tempo nos próximos dias, segundo a Defesa Civil de BH:
Terça-feira (11): céu entre nublado e encoberto com pancadas de chuva, trovoadas, raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. Volume estimado: 30 a 50 milímetros.
Quarta-feira (12): céu encoberto com pancadas de chuva, trovoadas, raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. Volume estimado: 50 a 70 milímetros.
Quinta-feira (13): céu entre nublado e encoberto com pancadas de chuva, trovoadas, raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. Volume estimado: 50 a 70 milímetros.
Risco geológico
Intensas precipitações atingem Belo Horizonte desde o mês de janeiro. O cenário aponta para o encharcamento do solo, o que aumenta a ocorrência de acidentes geográficos como escorregamento de encostas e desabamentos. A Defesa Civil de BH emitiu um alerta para risco geológico, válido até a próxima quinta-feira (13).
23h47-O encharcamento do solo continua e pode ser potencializado com ocorrência de novas chuvas. Risco geológico com quedas de muro, deslizamentos e desabamentos, até a próxima quinta-feira(13). Redobre sua atenção! Fonte: Defesa Civil de BH@prefeiturabh pic.twitter.com/pbmGhs0uYn
— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) February 9, 2020