Inmet

Previsão do tempo: chuva só deve parar em BH após domingo

Chuva deve seguir em quase todas as regiões do Estado

Por Fábio Corrêa
Publicado em 24 de janeiro de 2020 | 16:15
 
 
 
normal

O sol deve aparecer nesta sexta-feira (24) somente nos municípios da região Sul de Minas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para cidades como Varginha, Poços de Caldas e Três Pontas é de tempo com sol entre nuvens, podendo, no entanto, haver chuvas isoladas para o fim da noite, típicas dos meses de verão.

De acordo com o Inmet, a chuva contínua e em grande volume que cai sobre Belo Horizonte e região metropolitana deve poupar apenas as regiões do Triângulo Mineiro, Oeste de Minas, Sul e Campo das Vertentes. Nesses locais, permanece a possibilidade das pancadas habituais para esta estação do ano.

Norte de Minas, Noroeste, região Central e metropolitana de Belo Horizonte, Jequitinhonha, Vale do Muri, Rio Doce e Zona da Mata seguem com o volume acentuado que cai desde essa quinta-feira (23). Nesses locais, a precipação deve começar a se dissipar apenas após domingo.

"Na tarde de domingo, a chuva já reduz em todo o Estado. A tendência é de ter já abertura do tempo no domingo. Depois, no início da semana que vem, a previsão é de que a chuva continue nas típicas pancadas de verão", afirma a meteorologista do Inmet Anete Fernandes.

Segundo ela, há municípios no Norte e no Vale do Jequitinhonha, que tiveram pouco volume de chuva nesta sexta-feira – como Itaobim, que registrou apenas 9mm de precipitação.

No entanto, não está descartado, para esses locais, o retorno da chuva forte e contínua. Essas cidades estão dentro da área de atuação do transporte de umidade, que segue em direção ao oceano. Estados como Bahia, Goiás, Espiríto Santo e Rio de Janeiro também estão enfrentando fortes chuvas nesta semana.

Em Belo Horizonte, o índice bateu o recorde da série histórica do Inmet para a cidade, chegando a 171,8 mm entre 9h de quinta-feira e 9h desta sexta. O volume ultrapassou a medição de 14 de fevereiro de 1978, de 164,2 mm em 24 horas.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!