Contagem regressiva para os estudantes que realizarão o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (4), em todo o Brasil. Os candidatos deverão resolver questões relativas a disciplinas de linguagens, códigos e suas tecnologias, que correspondem às matérias de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira; ciências humanas e suas tecnologias, equivalentes a geografia, história, sociologia e filosofia; além da redação.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 5,5 milhões de inscrições foram confirmadas no vestibular mais concorrido do país. Ainda segundo o órgão, somente em Minas Gerais, 583.027 estudantes se inscreveram para realizar o Enem. Desse total, 349.694 são mulheres, o que representa 60%, e 233.333 são homens, somando 40%. A faixa etária mais representativa, 27,9%, é a dos participantes que têm de 21 a 30 anos (162.585).
Todos esses jovens estudantes têm como objetivo garantir uma vaga em universidades federais, por meio da nota da prova, ou em faculdades particulares, mediante bolsas de estudos. É o caso de Pedro Almeida, que prestará vestibular para o curso de educação física na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). “Eu me preparei muito ao longo deste ano. Estou confiante de que conseguirei alcançar o meu objetivo, que é ser aprovado”, diz.
Entre todas as disciplinas, ele destaca a redação como motivo de maior preocupação. “Acho que essa matéria é a que mais complica a vida da maioria dos candidatos. Por isso, me preparei bastante, pois sei que esse é um conteúdo que elimina muitos concorrentes”, frisa.
Segundo Lucas Marquesini, professor de redação do pré-vestibular Elite, para que o aluno consiga se dar bem, especialmente nesse conteúdo, é fundamental que ele leia com muita atenção todo o enunciado da questão. “Muitos estudantes, devido ao nervosismo, não se atentam a esse ponto e acabam escrevendo o que não foi pedido”, destaca o professor.
Instruções
De acordo com Marquesini, existem muitas especulações sobre qual tema cairá na prova de redação, e os que têm mais chances, na opinião dele, são sistema carcerário no Brasil, mobilidade urbana, moradores de rua e preconceito linguístico. “Destaco esse último assunto, porque ele foi muito explorado no Instagram do Ministério da Educação (MEC), o que chama bastante atenção”, defende.
Além dessas possibilidades, Marquesini aponta que o Enem tem uma característica que deve ser observada atentamente quando se trata de redação. “Geralmente, quando um projeto de lei é aprovado, costuma cair como tema daquele ano. Foi assim com a violência contra a mulher, por exemplo. Por isso, os alunos devem estar atentos para o conteúdo sobre educação alimentar, que, recentemente, entrou em vigor para ser ensinado nas escolas do Brasil”, completa o docente.
Já Pedro Mol, professor de redação do pré-vestibular G8, aponta uma forma para que os candidatos consigam se dar bem na hora de escrever. “Em primeiro lugar, o aluno deve estruturar o texto. Para isso, é interessante que ele defina o objetivo de cada parágrafo e as argumentações que serão usadas em cada um deles”, diz.
A poucos dias da primeira prova do exame, Mol orienta para que os estudantes não se sintam pressionados. “O trabalho que devia ser feito já aconteceu durante o ano”, frisa. Ele ainda deixa uma dica importante para quem fará o teste. “Nessa reta final, é interessante que eles pesquisem reportagens ligadas a temas-chave do Enem, como saúde mental e física, preconceito e violência. Além disso, é importante reunir alguns dados interessantes para se comprovar o argumento utilizado”, ressalta.
Atenção redobrada para não se atrasar
Neste ano, o início do horário de verão coincidirá com o primeiro domingo de aplicação de provas, 4 de novembro. Por isso, os estudantes devem estar atentos para não se atrasar e, consequentemente, perder o exame. Em todo o Brasil, segundo o Inep, o Enem será aplicado em quatro fusos horários distintos.
Em Minas Gerais, os portões serão abertos às 12h. O fechamento ocorrerá às 13h. O início das provas está marcado para as 13h30. Já o encerramento, no primeiro dia, ocorrerá às 19h. No segundo domingo (11), será às 18h30.
Além dessa atenção com o horário, o Inep recomenda que os candidatos consultem, com antecedência, o melhor trajeto para se chegar ao local em que as provas serão realizadas.