Usuários do transporte público de Belo Horizonte que passaram pela estação Pampulha na manhã desta terça-feira (4) já estão utilizando o túnel público de higienização instalado no local. O túnel foi colocado em um dos corredores que dá acesso às plataformas de ônibus metropolitanos, e a ação faz parte de uma parceria entre a Transfácil, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a BHTrans e a Prefeitura de Belo Horizonte. É o primeiro em Minas Gerais.

A passagem pelo túnel não é obrigatória, mas trata-se de mais uma ferramenta para o combate à Covid-19. De acordo com o presidente da Transfácil, Ralisom Guimarães, o passageiro não precisar parar no túnel durante a desinfecção. “É o primeiro protótipo de teste e avaliação de funcionamento e vai servir para a higienização das pessoas. Quando a pessoa entra, sai um vapor de água bem fino, com uma água ozonizada, não tóxica ao ser humano, que tem o poder de higienizar a pessoa e suas roupas”, explicou.

A execução do projeto do túnel foi feita pela Fiemg. De acordo com a diretora da federação, Iara Gomes, uma tecnologia diferente da que é aplicada nos túneis de higienização de outros Estados foi desenvolvida. “Diferentemente da maioria das cabines que estão instaladas no Brasil, esse túnel de desinfecção não usa produtos químicos, como cloro, amônia, que podem desencadear reações alérgicas. É usado o gás ozônio adicionado a água. O gás ozônio a gente sabe que ele tem a propriedade de combater vírus, bactérias e fungos. Quando adicionado à água, torna ela potável”, afirmou. 

Ainda de acordo com a representante da Fiemg, o produto age no sentido de diminuir a carga viral do usuário, que pode estar inclusive nas roupas dos passageiros que utilizam o transporte público. A expectativa é que os túneis também sejam instalados em todas as estações do Move da capital, após o período de avaliação do que foi instalado na estação Pampulha.

De acordo com a Transfácil, antes da pandemia, cerca de 100 mil pessoas passavam pela estação Pampulha diariamente. Atualmente, são cerca de 40 mil usuários.

Aprovação

O marceneiro Acir Santana, 74, aprovou a instalação do túnel. “Pra mim foi excelente”, disse. A cuidadora de crianças Eliana das Graças, 63, também se disse otimista com a nova ferramenta. “Eu acho importante porque é mais uma forma de estarmos nos conscientizando e higienizando corretamente”, afirmou.