Protagonismo feminino, equidade de gênero e sororidade foram os temas de palestra realizada para os colaboradores do Grupo SADA na tarde desta sexta-feira nos estúdios do Jornal O TEMPO. A palestra foi transmitida ao vivo para as mais de 30 empresas do grupo em todo o Brasil.

O encontro teve como objetivo a troca de experiências e conhecimentos e foi mediada pela professora e jornalista Lívia Horta e pela psicanalista Simone Demolinare. A conversa girou em torno de depoimentos e vídeos enviados pelos colaboradores da empresa. 

Um dos temas abordados foi a descoberta da mulher por ela mesma, ou autoaceitação. Livia Horta destacou uma pesquisa de 2016 em que “66% de mulheres entrevistadas disseram cumprir normas e regras relacionadas aos padrões de beleza. “A sociedade estabeleceu padrões. Não podemos encorajar as pessoas a irem desse ou daquele jeito. Tem que ir do jeito que quiser! As pessoas vão questionar e apontar e, muitas vezes o comentário nem é por maldade, está no piloto automático. As vezes nós mesmas fazemos isso e não observamos”, explicou a psicanalista.

A violência contra a mulher não ficou de fora da conversa. “Um assunto muito delicado, sensível e que merece toda a nossa atenção” destacou a jornalista. O tema foi ilustrado por diversos depoimentos e por um vídeo enviado por uma colaboradora da empresa em Minas Gerais, que relatou o quanto precisou ser forte para dar um basta nas agressões. “Temos que estar atentos aos abusos que acontecem no silêncio da intimidade quando, por exemplo, o parceiro reclama de coisas que ele mesmo pratica. É o duplo padrão”, explicou a psicanalista.

“Sororidade é aliança, força e união entre mulheres. Ainda bem que hoje estamos sendo mais sororas com outras mulheres. Este é um tema que está cada vez mais latente na sociedade”, explicou Lívia Horta.

A palestra completa pode ser assistida nas redes sociais do jornal O TEMPO, rádio Super 91,7 FM e abaixo: