É praticamente impossível desassociar a adoção de um animal com o ato de amar. Norteada por essa afinidade de carinho e responsabilidade, a Prefeitura de Betim, cidade da região metropolitana de BH, vai promover no próximo domingo, fim de semana do Dia dos Namorados, mais uma edição da feira Dia de Adoção de Cães e Gatos.
Realizado pela Superintendência de Proteção e Bem-Estar Animal (Sepa), o evento vai contar com cerca de 40 animais, entre cães e gatos, machos e fêmeas, filhotes e adultos, de diversos portes e raças, castrados e saudáveis. Com objetivo de estimular a adoção de pets, a ação vai acontecer, das 9h às13h, na sede da Sepa, que fica no Parque de Exposições David Gonçalves Lara (rua do Rosário, 1.840, bairro Angola).
Nas outras seis edições do evento neste ano - feitas entre janeiro e maio -, foram adotados 158 animais.
Superintendente de Defesa Animal de Betim, Roberta Cabral afirma que iniciativas como essa podem ser cruciais para salvar animais de situações de risco. “Com essas feiras, a gente consegue diminuir o número de animais no canil da cidade, e, assim, pode resgatar bichos doentes que vivem nas ruas. Quanto mais animais saudáveis são doados, nosso trabalho de amparar outros em situação de risco se estende. É muito importante essa rotatividade”, diz.
Roberta explica que a Sepa é uma casa de passagem: “Os animais entram doentes, são tratados e castrados. E, com a feira, seguem para encontrar um lar”.
Isolamento traz mais casos de maus-tratos a animais
Abandonos e maus-tratos de animais de estimação aumentaram 100% em Betim de janeiro a junho deste ano em comparação com o mesmo período de 2020, mostra levantamento da Sepa. Superintendente de Defesa Animal de Betim, Roberta Cabral associa o dado à crise financeira.
“As pessoas estão com condições bem escassas de dinheiro, com muita dificuldade de comprar a própria comida”, explica.
Roberta afirma que o isolamento durante a pandemia está relacionado à elevação nos casos de maus-tratos.“Muita gente se sente nervosa por estar muito tempo em casa e desconta no cão”, lamenta.
Critérios para adoção
Além de amor, quem quer adotar um animal de estimação precisa de planejamento e responsabilidade para que a relação seja saudável para ambos.
A técnica de enfermagem Madalena da Silva de Oliveira, 54, ficou feliz por assumir essas obrigações quando adotou há três semanas as gatinhas Lacinho e Bia. Para preparar a chegada das duas filhotes de um mês e meio à sua casa, onde até então só existiam seus três cachorros, Madalena fez adaptações para a convivência em comum dos bichos.
"Nos primeiros dias os cachorros ficavam dentro de um quarto ou soltos no quintal até se acostumarem, hoje estão todos liberados na casa e no quintal e em harmonia. O lindo é que a cachorrinha mais nova acha que é mãezinha deles e fica lambendo e às vezes carrega as gatinhas para todo o lado", conta entre risadas.
Os organizadores da feira informam que, para acolher um animal doméstico, os interessados devem ter mais de 18 anos e precisam assinar um termo de responsabilidade. Também é necessário apresentar xerox de um documento de identidade com fotografia e um comprovante de residência.
Legislação
Em 2019, uma lei foi criada pela Prefeitura de Betim que prevê punições para quem pratica violência contra animais. As penalidades vão de notificação, com prazo de 24 horas para sanar as irregularidades, até multa que varia de R$ 1.026,20 a R$ 2.564,50.