Nenhuma rodovia mineira, nem federal nem estadual, conseguiu atingir o patamar de qualidade máximo do ranking de rodovias do Brasil feito pela Pesquisa CNT de Rodovias 2023, divulgado nesta quarta-feira (29 de novembro). A disputada classificação da situação geral da rodovia como “ótima” ficou restrita aos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.
 
Por outro lado, cinco rodovias mineiras – quatro estaduais e uma federal –estão entre as piores do Brasil e foram classificadas com uma condição geral “péssima” pela Conferência Nacional do Transporte (CNT). A pesquisa analisou o estado geral das vias, além da situação do pavimento, sinalização e geometria (traçado).
 

Rodovias sob gestão concessionada X gestão pública

De acordo com a CNT, cada trecho recebeu uma classificação final que corresponde à média das notas das unidades de pesquisa ao longo da extensão das rodovias. O estudo percebeu que a maioria das rodovias que ocupam as melhores posições do ranking estão sob gestão concessionada. Já as piores posições têm maioria de pistas públicas e de gestão estadual.
 
“Tal resultado decorre, em grande medida, da disparidade de recursos destinados — em intervenções de manutenção, recuperação e/ou adequação — entre as diferentes formas de gestão”, diz o relatório.
 

E a BR-381 e BR-040?

A Pesquisa CNT de Rodovias 2023 classificou ambos os trechos da BR-381 e BR-040 em Minas Gerais como regulares. Na 381, a extensão de 849 km que percorre o Estado, recebeu a nota “regular” em todas as categorias: estado geral, pavimento, sinalização e geometria. Já os 94 km de extensão em São Paulo foram definidos em um estado “bom” geral, de pavimento e traçado, e a sinalização recebeu a nota “regular”.
 
Na BR-040, o trecho de 836 km dentro de Minas Gerais, também recebeu a nota “regular” em todas as categorias. Um contraste com o trecho do Distrito Federal, que foi todo classificado como “bom”, e de Goiás, que só não recebeu nota boa em sinalização – definida como regular. Já o trecho do Rio de Janeiro também teve maioria regular, salvo por uma nota boa em sinalização.
 

Veja o ranking das melhores rodovias do Brasil, segundo a CNT

Ordem: Rodovia - UF - Extensão (KM) - Estado Geral - Pavimentação - Sinalização - Traçado
 
  1. DF-345 DF 11 Ótimo Ótimo Ótimo Ótimo
  2. GO-147 GO 3 Ótimo Ótimo Ótimo Ótimo
  3. RJ-124 RJ 57 Ótimo Ótimo Ótimo Ótimo
  4. BR-448 RS 22 Ótimo Ótimo Ótimo Ótimo
  5. BR-376 SC 6 Ótimo Ótimo Ótimo Ótimo
  6. SPI-179/060 SP 4 Ótimo Ótimo Ótimo Ótimo
  7. SPI-274/310 SP 2 Ótimo Ótimo Ótimo Ótimo
  8. SP-091 SP 6 Ótimo Ótimo Ótimo Ótimo
  9. SP-209 SP 20 Ótimo Ótimo Ótimo Ótimo
  10. SP-327 SP 33 Ótimo Ótimo Ótimo Ótimo
  11. SPI-054/147 SP 11 Ótimo Ótimo Ótimo Ótimo
  12. SPI-097/055 SP 4 Ótimo Ótimo Ótimo Ótimo
  13. SPI-117/060 SP 4 Ótimo Ótimo Ótimo Ótimo
  14. BR-158 SP 11 Ótimo Ótimo Ótimo Bom
  15. BR-478 SP 49 Ótimo Bom Ótimo Ótimo
  16. SP-191 SP 113 Ótimo Bom Ótimo Bom
  17. SP-318 SP 44 Ótimo Bom Ótimo Bom
  18. SP-320 SP 185 Ótimo Ótimo Bom Ótimo
  19. SP-463 SP 192 Ótimo Ótimo Ótimo Bom
  20. SPA-325/322 SP 8 Ótimo Ótimo Bom Ótimo
  21. SPI-162/308 SP 9 Ótimo Bom Ótimo Ótimo
  22. BR-486 SC 2 Ótimo Bom Ótimo Ótimo

Veja o ranking das piores rodovias do Brasil, segundo a CNT

Ordem: Rodovia - UF - Extensão (KM) - Estado Geral - Pavimentação - Sinalização - Traçado

 

  1. BA-528 BA 4 Péssimo Péssimo Péssimo Péssimo
  2. PA-447 PA 14 Péssimo Péssimo Péssimo Péssimo
  3. PE-082 PE 21 Péssimo Péssimo Péssimo Péssimo
  4. RN-104 RN 22 Péssimo Péssimo Péssimo Péssimo
  5. RN-079 RN 33 Péssimo Péssimo Péssimo Péssimo
  6. RN-117 RN 30 Péssimo Péssimo Péssimo Péssimo
  7. RS-440 RS 9 Péssimo Ruim Péssimo Péssimo
  8. RS-473 RS 5 Péssimo Ruim Péssimo Péssimo
  9. AC-010 AC 68 Péssimo Ruim Péssimo Péssimo
  10. BR-364 AC 761 Péssimo Péssimo Ruim Péssimo
  11. AM-010 AM 254 Péssimo Ruim Péssimo Péssimo
  12. AP-010 AP 70 Péssimo Ruim Péssimo Péssimo
  13. MG-066 MG 4 Péssimo Ruim Péssimo Péssimo
  14. MG-653 MG 10 Péssimo Péssimo Ruim Péssimo
  15. PA-252 PA 39 Péssimo Péssimo Péssimo Ruim
  16. PA-263 PA 73 Péssimo Péssimo Ruim Péssimo
  17. PB-400 PB 102 Péssimo Ruim Péssimo Péssimo
  18. PE-096 PE 50 Péssimo Ruim Péssimo Péssimo
  19. PE-126 PE 55 Péssimo Ruim Péssimo Péssimo
  20. PE-130 PE 19 Péssimo Ruim Péssimo Péssimo
  21. PE-177 PE 55 Péssimo Ruim Péssimo Péssimo
  22. PR-369 PR 21 Péssimo Ruim Péssimo Péssimo
  23. BR-437 RN 2 Péssimo Péssimo Ruim Péssimo
  24. RN-023 RN 40 Péssimo Ruim Péssimo Péssimo
  25. RN-110 RN 4 Péssimo Ruim Péssimo Péssimo
  26. RN-177 RN 44 Péssimo Ruim Péssimo Péssimo
  27. TO-342 TO 19 Péssimo Péssimo Péssimo Ruim
  28. SE-240 SE 21 Péssimo Péssimo Ruim Ruim
  29. BR-174 AM 495 Péssimo Péssimo Ruim Ruim
  30. MA-106 MA 228 Péssimo Péssimo Ruim Ruim
  31. MA-303 MA 31 Péssimo Ruim Péssimo Ruim
  32. BR-440 MG 8 Péssimo Ruim Ruim Péssimo
  33. MG-676 MG 24 Péssimo Ruim Ruim Péssimo
  34. MG-114 MG 9 Péssimo Péssimo Regular Péssimo
  35. PB-342 PB 28 Péssimo Regular Péssimo Péssimo
  36. RN-405 RN 21 Péssimo Péssimo Regular Péssimo