"Aços de Família"

Receita mira esquema que teria sonegado pelo menos R$ 23 milhões em MG

A operação aconteceu em duas empresas de Ipatinga e Montes Claros pertencentes a uma mesma família

Por Lara Alves
Publicado em 09 de maio de 2019 | 13:12
 
 
 
normal

A Receita Estadual deflagrou nesta quinta-feira (9) uma operação com o intuito de desmontar um esquema milionário de sonegação em duas empresas pertencentes a pessoas uma mesma família em Ipatinga, no Vale do Aço, e em Montes Claros, região Norte de Minas. Os primeiros levantamentos apontam mais de R$ 23 milhões em operações com indícios de irregularidades.

Nomeada "Aços de Família", a ação contou com 13 auditores fiscais e seis policiais militares que, juntos, fizeram uma série de buscas e apreensões na sede das empresas. O esquema foi criado por dois empresários de uma mesma família atuantes na comercialização de ferro e aço.

Segundo apurações iniciais da Receita, eles negociavam os materiais sem o uso de notas fiscais, prática obrigatória por lei. Assim, eles evitavam o pagamento dos impostos devidos e conseguiam simular as informações enviadas ao fisco.

Vilma Stoffel, delegada da Receita Estadual em Ipatinga, destrinchou como o esquema foi descoberto. "Foi constatada uma disparidade entre as operações de entradas e saídas das empresas, sendo as saídas bem inferiores, o que sinaliza vendas sem a documentação fiscal”.

Responsável pelo comando da operação em Montes Claros, o delegado Gilmar Soares afirmou que fora a concorrência desleal, também foram constatadas irregularidades em relação ao recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Além de terem que pagar o valor do imposto sonegado ao Estado, os envolvidos podem responder na justiça por crime contra ordem tributária.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!