Região Central do Estado

Reunião vai definir possibilidade de festa de padroeiro em Barão de Cocais

Tradicional, Jubileu de São João Batista ainda não está confirmado devido ao risco de rompimento de barragem

Por Bruno Menezes (Enviado especial a Barão de Cocais) / Carolina Caetano
Publicado em 01 de junho de 2019 | 16:41
 
 
 
normal

Está marcada para a próxima semana uma reunião entre representantes da Prefeitura de Barão de Cocais, na região Central do Estado, a Vale e a Defesa Civil para definir a possibilidade da realização do tradicional Jubileu de São João Batista, padroeiro da cidade. A informação foi confirmada na tarde deste sábado (1º) pelo prefeito do município, Décio Geraldo dos Santos (PV). Desde fevereiro, a população está em alerta com o risco de rompimento da barragem mina de Gongo Soco.

"A reunião deve acontecer na terça-feira. Vamos analisar se é possível manter a festa, uma vez que o local onde ela sempre é realizada, no centro da cidade, está entre as áreas que podem ser atingidas caso ocorra algum rompimento de barragem", explicou o prefeito.

Segundo ele, a festa dura nove dias, entre os dias 15 e 24 de junho, com apresentações de artistas locais e barraquinhas espalhadas pelo centro. "A gente torce para que a festa ocorra, os moradores de Barão já estão passando por muitos transtornos", destacou Santos.

Neste sábado, o Santuário de São João Batista começou a ser enfeitado com bandeirinhas típicas de festa junina. A incerteza da realização da festa também é repercutida entre os moradores. Na última semana, a estudante Jaqueline Inácia, de 22 anos, conversou com a reportagem de O TEMPO e mostrou preocupação com o evento. 

"A gente não sabe se vai ter a festa do nosso padroeiro, que é muito importante para a cidade. Pelo jeito da situação da cidade, acho que não vai acontecer. Isso mexe com o nosso psicológico, mexe muito com a gente", disse. 

A jovem, o filho de 2 anos e a mãe dela saíram de casa na Ponte da Paixão, zona secundária de Barão de Cocais, há dois meses e vivem em um hotel da cidade. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!