Menor rigor

Ruas ficam cheias em Contagem após flexibilização do comércio: veja fotos

Após exatos 30 dias, a cidade voltou à Onda Vermelha neste sábado (17), que permite o funcionamento do comércio não essencial

Por Izabela Ferreira Alves
Publicado em 17 de abril de 2021 | 15:27
 
 
 
normal

Movimentação nas ruas, mas ainda tímida dentro das lojas no Bairro Eldorado, um dos pontos altos do comércio. Após exatos 30 dias, Contagem volta a onda vermelha e permite o funcionamento do comércio não essencial, a partir deste sábado (17). A flexibilização vem com restrição de circulação e de funcionamento dos estabelecimentos, para evitar o avanço da Covid-19 na cidade. 

“Não dava mais para ficarmos fechados. Não temos e-commerce, só expomos os produtos no Instagram. Agora a expectativa é de que consigamos recuperar as perdas”, espera a gerente de uma loja de bijuterias Leiliane Martins, 24.  

A designer de sobrancelhas Vitória Caroline Coutinho, 22, foi com o primo, o estudante Gilberto de Oliveira, 12, resolver tudo o que precisava o mais rápido possível. “Vim pegar algumas maquiagens, pagar as contas, que não param de chegar e não tenho internet e já vou voltar para a casa, porque pandemia não está fácil”, alerta. 

A empreendedora Cristiane Bernardes, 21, foi com a filha, a estudante Alice Bernardes, 4, pesquisar preço para o negócio que pretende lançar na internet: a venda de adereços para cabelo. “Vim com a menina, porque não tinha com quem deixar e minha estratégia é vir pesquisar preço rápido e fazer as compras pela internet, porque as pessoas ainda não estão respeitando. Vejo muita gente sem máscara e perto da gente”, reclama. 

A decisão da reabertura do comércio não essencial foi tomada pela prefeitura de Contagem depois que o governo estadual pôs fim a onda roxa, que impunha medidas de restrição obrigatórias às cidades mineiras. Contagem publicou um novo decreto na sexta-feira (16). A previsão é que a decisão seja revista dentro de 15 dias. 

Veja quais e como os segmentos vão reabrir: 

* Igrejas e templos religiosos com restrição de funcionamento de 7h às 20h, com uma taxa de ocupação de 30% e uso de álcool 70%, máscaras e distanciamento; 

* Fechamento do comércio aos domingos, incluindo shoppings, bares e restaurantes; 

* Os supermercados funcionarão neste domingo (18/4). A partir da próxima semana, seguem as regras de fechamento aos domingos; 

* Salões de beleza e barbearias de 7h às 20h, de segunda a sábado; 

* Funcionamento de shoppings de 10h às 20h, de segunda a sábado; 

* Comércio varejistas de rua permitido de 9h às 18h, de segunda a sábado; 

* Bares e restaurantes, de segunda a sábado, até às 20h; 

* Proibido o funcionamento de casas de festas e feiras. 

A prefeita de Contagem, Marília Campos, propôs a criação do Comitê Metropolitano para que as mesmas medidas de restrição sejam adotadas em conjunto pelos municípios. Mesmo na onda vermelha, a prefeitura informa que vai manter as fiscalizações e orientações para o uso correto das máscaras, do álcool gel, a higiene das mãos com frequência e a recomendação do distanciamento social para evitar as aglomerações.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!