Com aproximação do feriado prolongado de Corpus Christi — que se estende desta quinta-feira (11) a domingo (14), o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, pede que os mineiros permaneçam em casa. “Eu pediria a todos que se lembrassem da importância do isolamento social e que evitassem aglomeração e viagens. No Dia das Mães, tivemos aumento de trânsito de pessoas e repercussão no aumento da curva alguns dias depois”, pontuou, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (10). 

Amaral lembrou que o pico da pandemia está previsto para daqui a cerca de um mês, no dia 15 de julho, e que já se nota aceleração do número de casos no Estado: “Não podemos flexibilizar e correr risco de ter uma explosão de casos em Minas Gerais”. Ele destacou que os boletins com números da Covid-19 no Estado continuarão a ser publicados diariamente no site da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) durante o feriado, mas que as entrevistas coletivas da pasta só retornarão na próxima segunda-feira (15). 

Ainda sobre movimentação de pessoas no Estado, o secretário adjunto Marcelo Cabral apontou que cabe aos municípios a adoção de barreiras sanitárias. Cabral não se referiu especificamente a restrições de viagens durante o feriado. Ele alertou que a SES-MG já emitiu uma nota técnica com orientações para instituição de barreiras e que eventuais ações nas estradas interestaduais que conectam Minas a outros Estados precisaria de participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).