Temperatura

Seis mil vacinas de outras doenças estavam em refrigerador danificado em Igarapé

Ainda não foi confirmado se elas também estragaram, como as 229 doses da Coronavac

Por Gabriel Moraes
Publicado em 17 de fevereiro de 2021 | 19:02
 
 
 
normal

A prefeitura de Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte, confirmou que, além das 229 doses da Coronavac perdidas no último final de semana devido a alta temperatura, cerca de seis mil imunizantes contra outras doenças estavam no mesmo refrigerador danificado. No entanto, ainda não foi confirmado se esses insumos também estragaram.

Segundo o Executivo municipal, essas outras doses são de vacinas de campanhas rotineiras, como contra a meningite e febre amarela. A prefeitura solicitou à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) análise quanto ao comprometimento da eficácia.

Além disso, já foi pedida a reposição dessas seis mil doses. "A campanha, no caso destas vacinas, continua por ainda haver doses em outros refrigeradores", informou a prefeitura por meio de nota.

Entenda

Na última segunda-feira (15), funcionários da Policlínica Inácio Caetano de Andrade, localizada no Centro do município, constataram que o refrigerador onde havia essas vacinas estava com a temperatura de 36,6ºC. As doses contra a Covid-19 só podem ser armazenadas entre 2ºC e 8ºC.

Após contato com a empresa fabricante, foi constatado que houve uma "pane rara" no termostato do equipamento, que teria passado por manutenção em julho de 2020. Mesmo assim, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) abriu um inquérito para investigar possível sabotagem.

Segundo a prefeitura, nessa terça-feira (16) a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos fez a instalação de sistema de telefonia emergencial para alarme nos três refrigeradores da câmara fria da Secretaria Municipal de Saúde. Foi refeita toda a instalação e tubulação de proteção dos fios elétricos, além da colocação de caixas próprias para conectar os fios aos refrigeradores.

“Estamos revendo a estrutura que recebemos nesta administração, que é bastante antiga, para aprimorar nossas condições e garantir maior segurança às instalações e armazenamento de todos os medicamentos”, esclareceu o secretário municipal de Saúde, Leo Barberá.

Nesta quarta-feira (17), o governo de Minas informou que, até o final desta semana, irá repor as 229 doses da vacina contra o coronavírus perdidas. A respeito das outras seis mil, o Executivo esclareceu que o fluxo de investigação de perda de imunobiológicos já está sendo seguido pela Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH) para apurar o ocorrido no município.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!